domingo, 4 de dezembro de 2016

(1_BIO_LIC_NA_ÉRICA_NASCIMENTO) HEMODIÁLISE X DIÁLISE PERITONIAL. QUAL É A MELHOR OPÇÃO?

Quando uma pessoa apresenta quadros de insuficiência renal aguda ou crônica, é indicado pelos nefrologistas que se busque uma alternativa para que a filtração continue ocorrendo e o paciente não seja prejudicado pela pouca ou nenhuma atividade dos seus rins. Uma das alternativas que o paciente tem é utilizar uma espécie de rim artificial, e para que esse processo ocorra há duas opções, a hemodiálise e a diálise peritonial.
Mas, qual é a diferença entre elas? Você saberia dizer qual é a mais eficiente? Para responder a essas perguntas é necessário entender cada processo.
A hemodiálise funciona através de uma máquina que irá receber o sangue do paciente por um acesso vascular e em seguida o impulsionar até o filtro de diálise, conhecido como dialisador. Nesse aparelho o sangue será exposto ao dialisato, que é uma solução, através de uma membrana semipermeável que irá retirar as toxinas do sangue e devolver o mesmo limpo para o corpo do paciente através do acesso vascular. Já a diálise peritonial funciona dentro do corpo do paciente, utilizando um filtro natural, o peritônio. O líquido de diálise é colocado na cavidade peritonial através de um cateter que é permanente e indolor, colocado ali por uma cirurgia no abdômen. A solução de dialisato entra em contato com o sangue removendo as toxinas e em seguida é drenada pelo cateter para uma bolsa fora do corpo do paciente.
Ambos os tratamentos são igualmente eficientes, porém a hemodiálise é realizada em hospitais e a diálise tem a opção de ser feita em casa com uma pequena máquina cicladora.

Após entender a função dos rins é útil mostrar aos alunos o que é possível fazer caso eles não estejam em seu funcionamento normal e também mostra que o peritônio tem a função de membrana semipermeável, além de proteção dos órgãos abdominais. Este vídeo ilustra ambos os procedimentos e como está em inglês, o ideal seria o professor narrar os processos enquanto o vídeo os demonstra. 


Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=_CdeTsPM2FE>. Acesso em: 23 de nov. 2016.

Para mais informações procure o site da Sociedade Brasileira de Nefrologia. Disponível em: <http://sbn.org.br/publico/>. Acesso em: 23 de nov. 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário