domingo, 4 de dezembro de 2016

(1_BIO_LIC_NA_Isabelly_Pontes_) VOCÊ SABE O QUE É O APÊNDICE?



Bom, você já deve ter ouvido falar alguma coisa sobre.. Mas você saberia explicar anatomicamente falando o que é o apêndice? Para facilitar ainda mais o seu entendimento a respeito do tema aqui vai uma breve explicação.
O apêndice é um tubo vermiforme localizado no colo ascendente do intestino grosso, na região inferior direita do abdômen, ele não possui uma função exata, até hoje os estudos não encontraram nenhuma função importante, a única função que já foi comprovada é a respeito do seu tecido linfoide que contribui na defesa local.
No entanto, o apêndice pode causar problemas, como muitos já sabem a infecção do apêndice pode desencadear uma apendicite que se não tratada o quanto antes pode levar a morte, já que o rompimento do tecido pode espalhar a infecção por toda a cavidade do abdômen causando uma peritonite. Os sinais são bem claros, geralmente com fortes dores do lado direito do abdômen, febre, náuseas e diarreia. A forma de se tratar dessa infecção é a retirada do apêndice é feito por meio de cirurgia, já que ele não possui nenhuma função especifica sua ausência não causará danos.
Segue um vídeo de uma reportagem de grande importância para explicar ainda melhor sobre o tema. Seria interessante abordar esse assunto dentro de uma turma de 8° ano, já que os mesmos estarão aprendendo sobre o corpo humano.

Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=d8nTvYgRg3o>. Acesso em: 23 de Nov. 2016.

Um comentário:

  1. (1_BIO_LIC_NA_Fernanda_Wiegand_Mayer)
    Apendicite é algo pouco discutido e que acomete mais pessoas do que a gente imagina. Muitas pessoas deixam os sintomas passarem despercebidos e em questão de poucos dias ou mesmo horas as complicações podem levar até à morte. É um tema muito importante pra ser retratado e comentado em sala de aula, é bom também ressaltar que alguns cientistas enfatizam que o apêndice seria um vestígio evolutivo de um possível "rabo" que os ancestrais tinham, é algo interessante pra comentar e despertar mais ainda a curiosidade dos alunos.
    Parabés pelo post! Muito bem escrito e interessante!

    ResponderExcluir