domingo, 4 de dezembro de 2016

(1_BIO_LIC_NA_RAYLEN_RAMOS) SISTEMA BIOLÓGICO FUNCIONAL

Ser professor(a) nem sempre é fácil, as vezes, prender a atenção de um aluno(a) durante uma aula, seja ela formal, ou não, é um grande desafio que precisa ser vencido. Ensinar com uma aula atrativa, demonstrativa e descontraída ajudam nessas horas, agora... já imaginou, que fantástico seria unir essas três palavras em apenas uma? Sim, é possível! E o mais incrível é que essa palavra fica a escolha do professor(a)! A palavra retratada nessa postagem se chama maquete; mas pode ser jogo didático; TIC's; teatro; música; isso vai de sua escolha e imaginação!.
Como um exemplo a ser dado, o vídeo a seguir, traz uma maquete funcional do sistema digestório, que permite a ilustração da digestão com líquidos representando as enzimas, como a amilase, e do suco gástrico (enzimas+ácidos), sendo que cada elemento é injetado na maquete em seu órgão de origem, e estes vão percorrer o caminho da digestão com a ajuda de alguns registros manuais em pontos estratégicos da maquete, até que a digestão esteja completa e as excretas sejam eliminadas.
  A seguir segue o vídeo para melhor entendimento: 

Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=e87IShsEMLI>. Acesso em: 03 de Dez. 2016.
       Além disso, a execução dessa maquete não é difícil, vai levar um bom tempo, mas o resultado é surpreendente, e ela pode ser usada tanto em sala de aula, quanto em uma feira de ciências, pois os alunos(as) poderão ver de perto e ter uma noção clara do que acontece à cada alimentação!
 O mais empolgante, é que cada sistema do corpo humano pode ser representado por uma maquete funcional, como mais uns exemplos, os vídeos a seguir trazem a representação de uma maquete do sistema urinário e do sistema respiratório, respectivamente:
  Disponível em:
<https://www.youtube.com/watch?v=pyDCkWcWt9Y>. Acesso em: 03 de Dez. 2016.
   Disponível em: 
<https://www.youtube.com/watch?v=RO8QHYbXVes>. Acesso em: 03 de Dez. 2016.
     Ensinar, atrair, demonstrar e descontrair são possíveis e prazerosos quando abre-se o horizonte e enxerga-se as possibilidades a sua volta.

2 comentários:

  1. Muito interessante, realmente uma ótima ideia.. só achei que deveria ter falado um pouco mais sobre o exemplo citado.

    ResponderExcluir
  2. (1_BIO_LIC_NA_Fernanda_Wiegand_Mayer)
    Maquetes realmente são ótimas maneiras de prender o aluno e facilitar o aprendizado. Quando vemos algo físico que mostre os processos de forma mais prática tanto a compreensão fica mais fácil quanto o interesse por parte dos alunos aumenta consideravelmente.
    Uma ideia que precisa de alguns recursos financeiros pra ser botada em prática mas que sim, é realmente possível de ser feita! Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir