sábado, 12 de novembro de 2016

(1_BIO_LIC_VA_FERNANDA_FLECK) VARIZES, UMA QUESTÃO DE ESTÉTICA?


Segundo o Texto escrito por Helio A. F.Fontes e publicado no site Copacabana Runners: “Varizes, ou veias varicosas, são veias dilatadas, alongadas e tortuosas. Além de serem prejudiciais à estética, as varizes podem causar dor, cansaço e sensação de peso nas pernas.”

Referindo – se ainda ao mesmo texto: “Elas têm válvulas que ajudam o sangue a fluir em direção ao coração. Quando essas válvulas não funcionam corretamente, o sangue retorna e forma poças nas veias. Isso então faz as veias incharem e forma as varizes.”

Mais comuns nas pernas, mas ainda podem ocorrem em diversas partes do corpo.

O presente material pode ser usado no final de uma aula sobre sistema circulatório, já que supõe-se, que o aluno tenha compreendido como o sistema funciona, assim ficará mais fácil entender todo o processo através deste vídeo que nos mostra de forma super didática como ocorre o funcionamento de uma veia normal, bem como o tratamentos usados contra as varizes.



Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=_KhBW2K1viA>. Acesso em: 29 de Set. 2016.


Disponível em: <http://www.copacabanarunners.net/varizes.html>. Acesso em: 29 de Set. 2016.

(1_BIO_LIC_VA_FERNANDA_FLECK) CÁRIES: COMO SE FORMAM?


Primeiramente vamos conhecer a estrutura dos nossos dentes. Na parte superior do dente temos a coroa, dentro do osso temos a raiz, a camada externa é chamada de esmalte, é conhecido como o tecido mais duro e mineralizado do corpo humano, abaixo do esmalte temos a dentina, e finalmente a polpa que situa-se no centro do dente, onde se encontra vários nervos e vasos sanguíneos.  Observe as estruturas citadas na imagem abaixo:



Na nossa boca existem várias bactérias, que fixam-se aos dentes, formado finas camadas chamadas placas bacterianas. Estas bactérias se alimentam principalmente de açúcares, carboidratos, massas, entre outras fontes de alimentos.

Quando não é realizada a higienização bucal da forma correta, as bactérias vão fazendo a digestão destes açucares (que ficaram acumulados nos dentes devido a má escovação), que resulta na produção de ácidos, estes ácidos são responsáveis pela destruição dos dentes. Esse processo ocorre de maneira bem lenta. A destruição causa uma cavidade (buraco) no dente e é conhecido como a famosa cárie. Esse processo é ilustrado por meio de animações no vídeo abaixo.



De acordo com o Dr. Fernando Lyra, em artigo publicado no site Clinica Lyra: “A placa bacteriana desenvolve-se após a ingestão de alimentos, principalmente aqueles que contêm açúcar. É uma fina camada que pode ser removida (desorganizada) pela escovação e uso do fio dental.”

Ou seja, a cárie pode e deve ser evitada!

Este material pode ser utilizado em uma aula de sistema digestório, dando ênfase a importância de uma boa higiene bucal, além disso, o vídeo apresenta como ocorre a formação dos dentes permanentes e como eles substituem os dentes decíduos, conhecidos popularmente como dentes de leite, devido a sua coloração mais esbranquiçada e também como ocorre a formação da cárie. 



Disponível em: <http://www.colgate.com.br/pt/br/oc/oral-health/conditions/cavities>. Acesso em: 22 de Out. 2016.


Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=zptS7qdr3LQ>. Acesso em: 22 de Out. 2016.

(1_BIO_LIC _VA_ANA_CAROLINA_DAL_COL) INDIGESTÃO OU CONGESTÃO?


Congestão é o termo utilizado popularmente para a indigestão, que é o termo correto, já que se refere à alteração no processo de digestão.  Mas o que é a indigestão? 

É uma dificuldade que o organismo tem de digerir os alimentos ingeridos, causando um forte mal estar. Ou seja, todo alimento fica parado no estômago.

Pode ser facilmente evitada, por isso é importante sabermos quais são as principais causas deste problema.  Dentre as  mais comuns estão:

- Comer em excesso, especialmente quando o indivíduo esta habituado a comer pouco;

- Comidas pesadas ou de tempero muito forte, pois comidas assim demoram mais tempo para serem digeridas, ocorrendo principalmente em pessoas acostumadas com comidas leves, ou seja, de rápida digestão;

- Não descansar após uma refeição também pode causar indigestão, isso ocorre porque quando nos alimentamos nosso organismo concentra sangue na região do estômago e na região do intestino, o que possibilita a digestão e a absorção de nutrientes. Se exercermos alguma atividade física nesse momento o fluxo sanguíneo é redirecionado para outras partes do nosso corpo, atrapalhando a digestão;

- Além de tudo isso alguns horários são considerados impróprios para uma refeição, como por exemplo, antes de dormir. Já que o nosso metabolismo baixa quando dormimos, podendo causar algum problema na hora de digerir o alimento consumido.

Também é válido sabermos alguns sintomas da indigestão, que podem ser:

- Náuseas;
- Dor abdominal;
- Sensação de barriga estufada;
- Arrotos;
- Tontura;
- Sensação de fraqueza;
- Mal estar geral com suor frio;
- Palidez.

 Caso você ou alguma pessoa apresente estes sintomas o aconselhável é achar um local arejado e se manter em repouso até que o mal estar passe, o que geralmente ocorre em aproximadamente uma hora. Em alguns casos tomar antiácidos pode auxiliar.
Enfim, é sempre bom sabermos como proceder diante de alguns incidentes. Após uma aula de sistema digestório o professor pode comentar brevemente e fazer um alerta aos alunos sobre este tema, que apesar de não parecer grave pode levar a óbito.



(1_BIO_LIC_VA_THAYNARA_FERNANDES) APRENDENDO SOBRE COMO OCORRE A DIGESTÃO CANTANDO


Já pensou em aprender sobre o sistema digestório com uma música muito conhecida por todos na atualidade? Pois então venha conferir!

Um canal no Youtube fez uma paródia da música ”bang” da Anitta explicando como ocorre o processo da digestão, desde o inicio na boca até a absorção de nutrientes pelo duodeno, esse vídeo pode ser muito útil em uma sala de aula, por exemplo, para ajudar os alunos na memorização do conteúdo de uma forma mais descontraída, por este tema muitas vezes ser considerado chato ou complicado de ser estudado vai auxiliá-los também durante os estudos em casa, pode ser aplicado no final da aula ou até mesmo no começo para que eles fiquem mais empolgados para aprender sobre o assunto.




Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=dhiWMXeAT-s>  Acesso em: 05 de out. 2016.