sábado, 12 de novembro de 2016

(1_BIO_LIC_VA_FERNANDA_FLECK) CÁRIES: COMO SE FORMAM?


Primeiramente vamos conhecer a estrutura dos nossos dentes. Na parte superior do dente temos a coroa, dentro do osso temos a raiz, a camada externa é chamada de esmalte, é conhecido como o tecido mais duro e mineralizado do corpo humano, abaixo do esmalte temos a dentina, e finalmente a polpa que situa-se no centro do dente, onde se encontra vários nervos e vasos sanguíneos.  Observe as estruturas citadas na imagem abaixo:



Na nossa boca existem várias bactérias, que fixam-se aos dentes, formado finas camadas chamadas placas bacterianas. Estas bactérias se alimentam principalmente de açúcares, carboidratos, massas, entre outras fontes de alimentos.

Quando não é realizada a higienização bucal da forma correta, as bactérias vão fazendo a digestão destes açucares (que ficaram acumulados nos dentes devido a má escovação), que resulta na produção de ácidos, estes ácidos são responsáveis pela destruição dos dentes. Esse processo ocorre de maneira bem lenta. A destruição causa uma cavidade (buraco) no dente e é conhecido como a famosa cárie. Esse processo é ilustrado por meio de animações no vídeo abaixo.



De acordo com o Dr. Fernando Lyra, em artigo publicado no site Clinica Lyra: “A placa bacteriana desenvolve-se após a ingestão de alimentos, principalmente aqueles que contêm açúcar. É uma fina camada que pode ser removida (desorganizada) pela escovação e uso do fio dental.”

Ou seja, a cárie pode e deve ser evitada!

Este material pode ser utilizado em uma aula de sistema digestório, dando ênfase a importância de uma boa higiene bucal, além disso, o vídeo apresenta como ocorre a formação dos dentes permanentes e como eles substituem os dentes decíduos, conhecidos popularmente como dentes de leite, devido a sua coloração mais esbranquiçada e também como ocorre a formação da cárie. 



Disponível em: <http://www.colgate.com.br/pt/br/oc/oral-health/conditions/cavities>. Acesso em: 22 de Out. 2016.


Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=zptS7qdr3LQ>. Acesso em: 22 de Out. 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário