sábado, 12 de novembro de 2016

(1_BIO_LIC _VA_ANA_CAROLINA_DAL_COL) INDIGESTÃO OU CONGESTÃO?


Congestão é o termo utilizado popularmente para a indigestão, que é o termo correto, já que se refere à alteração no processo de digestão.  Mas o que é a indigestão? 

É uma dificuldade que o organismo tem de digerir os alimentos ingeridos, causando um forte mal estar. Ou seja, todo alimento fica parado no estômago.

Pode ser facilmente evitada, por isso é importante sabermos quais são as principais causas deste problema.  Dentre as  mais comuns estão:

- Comer em excesso, especialmente quando o indivíduo esta habituado a comer pouco;

- Comidas pesadas ou de tempero muito forte, pois comidas assim demoram mais tempo para serem digeridas, ocorrendo principalmente em pessoas acostumadas com comidas leves, ou seja, de rápida digestão;

- Não descansar após uma refeição também pode causar indigestão, isso ocorre porque quando nos alimentamos nosso organismo concentra sangue na região do estômago e na região do intestino, o que possibilita a digestão e a absorção de nutrientes. Se exercermos alguma atividade física nesse momento o fluxo sanguíneo é redirecionado para outras partes do nosso corpo, atrapalhando a digestão;

- Além de tudo isso alguns horários são considerados impróprios para uma refeição, como por exemplo, antes de dormir. Já que o nosso metabolismo baixa quando dormimos, podendo causar algum problema na hora de digerir o alimento consumido.

Também é válido sabermos alguns sintomas da indigestão, que podem ser:

- Náuseas;
- Dor abdominal;
- Sensação de barriga estufada;
- Arrotos;
- Tontura;
- Sensação de fraqueza;
- Mal estar geral com suor frio;
- Palidez.

 Caso você ou alguma pessoa apresente estes sintomas o aconselhável é achar um local arejado e se manter em repouso até que o mal estar passe, o que geralmente ocorre em aproximadamente uma hora. Em alguns casos tomar antiácidos pode auxiliar.
Enfim, é sempre bom sabermos como proceder diante de alguns incidentes. Após uma aula de sistema digestório o professor pode comentar brevemente e fazer um alerta aos alunos sobre este tema, que apesar de não parecer grave pode levar a óbito.



Nenhum comentário:

Postar um comentário