Este aparelho pode ser dividido em órgãos secretores – que produzem a urina – e órgãos excretores – que são encarregados de jogar a urina para fora do corpo.
Os órgãos urinários compreendem os rins (2), que produzem a urina, os ureteres (2) ou ductos, que transportam a urina para a bexiga (1), onde fica retida por algum tempo, e a uretra (1), através da qual é expelida do corpo.
Os rins realizam o trabalho principal do sistema urinário, a filtrando o sangue e a formando a urina,
As principais funções dos rins são:
Regulação da composição iônica do sangue; Regulação do volume sanguíneo; Regulação da pressão arterial; Regulação do pH do sangue; Liberação de hormônios; Regulação do nível de glicose no sangue; Excreção de resíduos e substâncias estranhas.
URETER:
São dois tubos que transportam a urina dos rins para a bexiga. A urina se move ao longo dos ureteres em resposta à gravidade e ao peristaltismo (contrações rítmicas realizadas pelo ureter).
BEXIGA
A bexiga urinária é o órgão que armazena a urina até que chegue a hora de esta ser liberada para fora do organismo.
O músculo esfíncter chamada esfíncter interno é quem se contrai para não deixar a urina sair antes da hora. A capacidade média deste órgão é de 700 – 800 ml; é menor nas mulheres porque o útero ocupa o espaço logo acima da bexiga.
URETRA
A uretra é um tubo que conduz a urina da bexiga para fora do corpo, ou seja, é quem excreta a urina. As uretras masculina e a feminina se diferem em seu trajeto. Na mulher, a uretra é bem mais curta que no homem.
O vídeo a seguir nos mostra uma das diversas maneiras de construir uma maquete funcional do sistema urinário, onde a criança mesma pode ajudar o(a) professor(a) a colocar a água na maquete tornando a aula bem mais atrativa, dinâmica e incentivando a curiosidade dos alunos.
Disponível em: <http://www.auladeanatomia. com/novosite/sistemas/sistema- urinario/> Acessado em 04 de dez. de 2016.
Disponível em: <http://www.sobiologia.com.br/ conteudos/Corpo/excrecao2.php> Acessado em 04 de dez. de 2016.
Nenhum comentário:
Postar um comentário