quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

(1_BIO_LIC_VB_GUSTAVO_HENRIQUE_PEREIRA) Diabetes tipo 2, qual a sua causa e como pode ser tratada?

Você certamente já ouviu falar em diabetes não é? Essa doença tem algumas variações, sendo a mais comum a diabetes tipo 1. Mas você sabe a diferença entre a diabetes tipo 1 e tipo 2? Na tipo 1 a doença é causada por conta da produção insuficiente de insulina no pâncreas do indivíduo, no entanto a tipo 2 tem outra causa, o organismo produz a insulina porém pode se desenvolver certa resistência à ela, não respondendo de forma correta à sua ação no organismo e consequentemente não a usa de forma correta. Pode ser diagnosticado também de ocorrer a produção em quantidades insuficientes de insulina para as necessidades do organismo. Como consequência a diabetes tipo 2 causa problema na comunicação de células fundamentais do nosso corpo (os adipócitos, miócitos e hepatócitos), por não responderem corretamente à  insulina faz com que o açúcar continue na corrente sanguínea.
Alguns dos sintomas que ocorrem na diabetes tipo 2 são: Infecções frequentes, dificuldade de cicatrização, visão embaçada, formigamento nos pés, fome frequente, sede constante, entre outras. 
São diversas as formas de tratamento que visam reduzir a taxa glicêmica no sangue dos pacientes, sendo elas: prática de exercícios físicos, controle de dieta, verificar diariamente a glicemia, evitar consumo de bebidas alcoólicas. 
Em certos casos de problemas com o peso como na obesidade para a melhora da qualidade de vida do paciente é feito um procedimento no qual são colocados dois endoscópios no intestino delgado vindos de sentidos contrários de forma que cheguem em um trecho onde fiquem paralelos, então na ponta de cada uma dessas sondas um anel é inserido na parede do intestino e acoplam um ao outro, cerca de uma semana depois o tecido morre e esse trecho do intestino fica conectado permitindo um caminho mais curto para os alimentos que estão sendo processados e com isso ocorrendo menor absorção de nutrientes. Esse procedimento colabora também exclusivamente no tratamento da obesidade.

A seguir um vídeo que ilustra o procedimento:

Disponível em: <https://www.facebook.com/ScienceNaturePage/videos/855750507890542/>. Acesso em: 05 de dez. 2016.

[Tradução do vídeo]
“Esse sistema foi desenvolvido pra tratar Diabetes tipo 2
Ajuda pacientes obesos à absorver menos calorias no intestino delgado
Também promove perda de peso e reduz os riscos de doenças cardiovasculares
O procedimento consiste em colocar dois endoscópios no intestino delgado 
Ao final de cada endoscópio um anel magnéticos é implantado
De forma que um adere ao outro através da parede do intestino
O tecido envolvido pelos anéis morrem e com uma semana os anéis são eliminados normalmente
Conectando as duas partes do intestino
A comida é direcionada através do caminho mais curto
Permitindo que menos nutrientes sejam absorvidos 
Esse sistema foi testado em 10 pacientes obesos e os resultados foram promissores”


Disponível em: <http://www.minhavida.com.br/saude/temas/diabetes-tipo-2>. Acesso em: 05 de dez. 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário