A vesícula biliar é um órgão pequeno, mede de 7 a 10 cm de comprimento tem formato sacular, e se localiza na face inferior do fígado. A sua função consiste em armazenar, concentrar e despejar a bile (líquido que ajuda na digestão, principalmente de lipídios) no intestino. Apesar de ser um órgão que muitas vezes passa despercebido, a vesícula biliar pode causar problemas: as pedras na vesícula ou "colelitíase". Não se sabe com exatidão o que pode causa-las, o que se sabe é que algumas pessoas já nascem com uma pré-disposição para tê-las, além de alterações químicas, ou mesmo a alimentação do paciente.
Muitos dos casos de quem possui pedras na vesícula são assintomáticos, ou podem apresentar dor no abdômen. No momento em que as pedras ficam dentro d vesícula elas podem não causar danos, mas uma vez que estas saiam dali podem obstruir canais e gerar infecções, além de muita dor. É possível fazer a retirada da vesícula por meio de cirurgia, a retirada do órgão não prejudica o paciente, uma vez que a bile continuará sendo despejada de forma direta no intestino. A recomendação é que os pacientes cuidem da alimentação, principalmente com alimentos gordurosos, o que pode levar a maiores complicações digestivas.
Aplicação didática: pode ser levado como curiosidade em uma aula sobre intestino, bem como para alertar sobre a importância de fazer exames para descobrir se possui pedras na vesícula antes de maiores complicações.
Disponível em: <http://www.institutodeobesidade.com.br/doencas/vesicula-biliar-e-colelitiase/ > Acesso em: 08 de Dez. 2016
Fonte das imagens: <http://seuguiadesaude.com.br/pedra-na-vesicula/ > Acesso em: 08 de Dez. 2016
<http://www.cirurgiaobesidade.com.br/novosite/index.php/vesicula-biliar > Acesso em: 08 de Dez. 2016
Nenhum comentário:
Postar um comentário