quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

(1_BIO_LIC_NB_Juliane_Gabriele_Martins)INCONTINÊNCIA URINÁRIA

A incontinência urinária não é uma doença, e sim um problema que tem como principal sintoma a vontade repentina de urinar, não dando tempo de chegar ao banheiro. Muitas vezes, quem sofre com esse problema, precisa de tratamento para diminuir os sintomas. A incontinência, basicamente é a perda do controle sobre a bexiga urinária.
São várias as causas da incontinência urinária, podendo ser por problemas físicos, algumas bebidas( sendo incontinência temporária), remédios, e determinados hábitos do dia a dia. Também pode ser causada por infecção, estresse e mais raro, prisão de ventre. 
O tratamento depende da gravidade do problema e do tipo da incontinência urinária. Mas em casos mais simples, é indicado o uso de medicamentos como anticolinérgicos e em casos mais graves, pode ser feita cirurgia para suspender o colo vesical. Mudar alguns hábitos também pode contribuir para que a incontinência diminua, por exemplo, reduzir o consumo de bebidas que contenham álcool e cafeína, determinados alimentos e perder peso.
Tipos de incontinência urinária:
Incontinência urinária temporária: Esse tipo de incontinência ocorre quando é ingerido determinados alimentos como frutas cítricas, bebidas alcoólicas, e com cafeína; também com certas medicações que podem aumentar o volume da urina, atuando então como diuréticos. E as vezes, causada por infecção. 
Incontinência urinária persistente: Quando a incontinência é causada por problemas físicos, ou mudanças no organismo. Por exemplo: A gravidez, a menopausa, fase em que as mulheres produzem menos estrogênio, hormônio que ajuda a manter a bexiga saudável; Tumores e câncer.
Incontinência urinária de esforço: Ocorre quando não há força muscular na região pélvica para segurar a urina. Nesse caso, a pessoa urina ao tossir, rir, espirrar, levantar um objeto pesado e praticar exercícios físicos.
Incontinência urinária de urgência: Acontece quando uma pessoa tem vontade muito forte de urinar, não dando tempo de chegar ao banheiro.
Incontinência urinária por transbordamento: A pessoa que possui esse tipo de incontinência, está com a bexiga sempre cheia, ou a bexiga não esvazia-se, ocorrendo vazamentos.
APLICAÇÃO DIDÁTICA: O tema incontinência urinária pode ser abordado no final de uma aula sobre o funcionamento do sistema urinário. O tema seria introduzido com a breve animação. O intuito da animação é instigar os alunos, deixando a dúvida sobre o motivo que causou o escape de urina ao espirrar. Na sequência seriam esclarecidas tais dúvidas.

Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=x1FtAdddY2E>. Acesso em: 05 de dez.2016
 Disponível em:<https://biosom.com.br/blog/saude/incontinencia-urinaria/>. Acesso em: 05 de dez.2016.
Disponível em:< http://www.minhavida.com.br/saude/temas/incontinencia-urinaria>. Acesso em: 05 de dez.2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário