Do ponto de vista anatômico a arcada dentária adulta é completa quando possui 32 dentes, desses 4 deles se destacam pela polêmica ao serem referenciados pelo incomodo que geralmente causam nos pacientes. Estamos nos referindo obviamente ao temido terceiro molar, também conhecido como dente do siso que em latim é sinônimo de ‘’ juízo’’.
Apesar de ser conhecido como vilão na atualidade, nem sempre o dente do siso foi sem função em nosso organismo, nos tempos primordiais há indícios de que inclusive haveria a presença de um quarto molar devido a uma alimentação de alimentos não cozidos e mais rígidos. Além disso também era o sucessor do segundo molar em casos de perca precoce deste.
Atualmente com o avanço na área odontológica e com uma alimentação a base de alimentos cozidos os sisos acabaram perdendo suas funções originais e vem se tornando mais uma evidencia evolutiva da espécie.
Geralmente quando não há espaço suficiente para o surgimento na boca há a necessidade de remoção destes dentes que podem causar inflamação na gengiva, o acúmulo de placas pelo difícil acesso a limpeza e ainda pode movimentar os dentes anteriores causando problemas ortodônticos.
Muitas vezes este dente não consegue sair da origem de inserção e acabam causando incomodo pois ‘’empurram’’ os dentes vizinhos para frente, essa formação é conhecida como siso incluso.
A cirurgia de remoção do siso deve ser sempre feita por profissional especializado, pois pode gerar traumas dependendo da angulação da inserção do dente na gengiva.
Para esclarecer um pouco mais assistam ao vídeo:
Aplicação didática: O presente conteúdo serve como auxilio para várias dúvidas que podem surgir durante uma aula relacionada ao sistema digestório, o terceiro molar ainda é um tema que desperta bastante curiosidade em sala de aula. Além disso o vídeo com animação auxilia no entendimento de como esse dente se comporta durante seu surgimento.
Disponível em:< https://www.youtube.com/watch?v=fMrTYg5Pbgc >. Acesso em :08 de dez.2016.
Disponível em: <http://www2.odontoprev.com.br/home/portugues/promocao-saude-bucal/artigo.xhtml?idPost=39 >. Acesso em: 08 de dez.2016.
Nenhum comentário:
Postar um comentário