quarta-feira, 6 de julho de 2016

(1_BIO_LIC_VB_Isabela_Cogo) SEU CÉREBRO É INCRÍVEL! CONHEÇA-O MELHOR!

O cérebro faz parte do sistema nervoso central, e fica dentro do crânio. É a parte mais desenvolvida e a mais volumosa do encéfalo. Quando cortado, o cérebro apresenta duas substâncias diferentes: uma branca, que ocupa o centro, e outra cinzenta, que forma o córtex cerebral.
Responsável pelas nossas ações voluntárias e involuntárias, esse órgão, a cada nova descoberta, a cada novo estudo, ou simplesmente a cada vez que nós lemos algo a respeito dele, nos surpreendemos cada vez mais devido as suas capacidades e “façanhas” que máquina alguma consegue realizar.

Ainda assim, apesar de sua importância e magnificência, muitas pessoas conhecem muito pouco sobre esse órgão. O documentário abaixo, reproduzido pela History Channel, traz mais curiosidades e informações relevantes que mostram o quão desenvolvido e complexo é o nosso cérebro. Assista! 


Esse material pode ser utilizado para complementar a explicação sobre o sistema nervoso para ensino médio. Apesar de ser um documentário longo, se o professor possuir esse tempo disponível, seria de grande valia apresentá-lo, uma vez que poderá despertar ainda mais o interesse dos alunos e também mostraria que o cérebro é muito mais complexo do que apenas nomes de células, nomes de estruturas e localização, mas sim, um órgão responsável por todo o funcionamento do organismo, assim como suas emoções e ações, voluntárias ou não. 


Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=wvCC3o-DAgE>. Acesso em: 06 de jul. 2016.

 

Disponível em: <http://www.webciencia.com/11_04cerebro.htm>. Acesso em: 06 de jul. 2016.

(1_BIO_LIC_VA_EMERSON_LUÍS_MAUDA) OMBRO E A CINTURA ESCAPULAR

A cintura escapular que une o esqueleto apendicular- membros superiores ao esqueleto axial e o ombro, é composta pelos ossos da clavícula, escápula e úmero.




Uma articulação é a região de junção ou união entre dois ou mais ossos. Todos os ossos do corpo estão conectados ou formam uma articulação com pelo menos um ou outro osso, com exceção do osso hioide.
Existem no corpo humano diversas articulações, desde articulações fibrosas (imóveis), cartilagíneas (levemente móveis) e sinoviais (livremente móveis).
No ombro e na cintura escapular são encontradas várias articulações, como:
GLENOUMERAL do tipo sinovial esferoide, que realiza movimentos mais livres do corpo humano, permitindo adução e abdução, flexão e extensão, rotação e circundação. A razão para a frouxidão e excessiva amplitude dos movimentos permitida pela articulação é a constituição estrutural, uma cápsula articular frouxa e suporte ligamentar limitado;
ACROMIOCLAVICULAR do tipo sinovial deslizante pequena que não está presente em todos os indivíduos. (plana, apenas um eixo de movimento realizando o deslizamento);
ESTERNOCLAVICULAR do tipo esferoidal modificada, permitindo movimentos livres nos planos frontal e transverso e ainda alguns graus de rotação para frente e para trás no plano sagital (movimento de deslizamento);
ESCÁPULOTORÁCICA essa não é uma articulação típica, osso com osso, e é chamada de articulação fisiológica (falsa articulação);
CORACOCLAVICULAR é uma sindesmose formada pelo processo coracoide da escápula e a superfície inferior da clavícula, sendo unidos pelo ligamento coracoclavicular (realiza pequenos movimentos).

Ainda as articulações possuem as bolsas sinoviais, meniscos e discos.
Bolsas sinoviais são estruturas que secretam o líquido sinovial, este que tem a função de reduzir o atrito entre as estruturas que circundam a articulação. São encontradas entre músculos, entre tendões e músculos, entre tendões e ossos, portando em todo lugar onde são prováveis o desgaste.
Meniscos e discos são elementos fibrocartilagíneos, intra-articulares que geram uma melhor congruência articular, adaptando as superfícies articulares entre si, proporcionando uma maior estabilidade estática e também para a absorção de impactos.
As articulações recebem auxílio também de estruturas ligamentares. Os ligamentos são fibras reforçadoras que se situam nas paredes das cápsulas articulares. As funções básicas destes são unir as peças ósseas, através de uma fixação a estas, a limitação de amplitude de movimento e a função de impedir movimentos em planos indesejáveis.

E por fim, os músculos que vão dar suporte para todas estas articulações.


APLICAÇÃO DIDÁTICA: este material vai auxiliar uma aula sobre articulações, especificamente dos ombros e cintura escapular.

Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.unicamp.br> [PDF] A Articulação do ombro: Breve> Acesso em: 06 de jul. 2016.

Disponível em: <http://www.webensino.unicamp.br>[PDE] Articulações Unicamp aula 16_04_07> Acesso em: 05 de jul. 2016.
Disponível em: <http://you tube.video aula 118 - Anatomia Humana Articulação do Ombro, Cintura Escapular e Síndrome do Impacto> Acesso em:06 de jul. 2016.

(1_BIO_LIC_VB_Fernanda_Silva_Beatriz) VOCÊ SABE A IMPORTÂNCIA DA MEDULA ESPINHAL?

A medula espinhal é uma continuidade do encéfalo, atravessando o canal das vértebras. 
Dela se originam 31 pares de nervos espinhais.
A medula está circundada por membranas fibrosas que se chamam meninges e são elas: a dura-máter, pia-máter e aracnoide. A dura-máter é a mais compacta e envolve toda a medula. A aracnoide espinhal encontra-se entre a dura-máter e a pia-máter e por fim a pia-mater é a membrana mais interna e mais delicada e adere à medula. Ao redor da medula encontra-se o líquido cefalorraquidiano, a partir deste líquido, diversas doenças podem ser diagnosticadas, como meningite.

Função

A medula espinhal não é apenas um condutor de impulsos nervosos. Na medula passam informações motoras, que são recebidas pelos neurônios sensoriais. Ela manda os impulsos para o encéfalo e após conduz para os músculos e todas as partes do corpo, para realizar as tarefas.

Lesões
Quando lesionada, pode perder todas ou grande parte da sua função principal. Se cortada na transversal perto da região cervical causa a tetraplegia, paralisia dos membros superiores e inferiores. Já a paraplegia, paralisia dos membros inferiores, é um corte nas regiões lombar ou torácica. 

Médicos fazem alerta sobre lesão medular:


Aplicação didática: O professor poderá falar da importância de cuidar da medula espinhal, prevenindo acidentes, pois ela é responsável por praticamente todos os nossos movimentos, como foi mostrado através do vídeo.

Disponível em: <http://www.infoescola.com/anatomia-humana/medula-espinhal/> Acesso em 03 de jul. 2016. 
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=lhAH7XSLD64> Acesso em 03 de jul. 2016. 


1_BIO_LIC_NA_Tayná_Banckes (Anatomia de um neurônio!)

Os neurônios são células do sistema nervoso, formados basicamente por corpo celular, os dendritos, finos prolongamentos ramificados do corpo celular; o axônio, extensão do neurônio com diferentes tamanhos conduzindo o impulso elétrico; ramificação terminal do axônio que podem se comunicar com outros neurônios, células musculares ou glândulas. São responsáveis por levar informações por todo o nosso corpo.
O vídeo a seguir mostra a anatomia do neurônio, facilitando a compreensão de suas partes, é um ótimo vídeo para ser empregado na introdução de uma aula sobre sistema nervoso por ter uma linguagem simples e curto tempo de duração, não sendo cansativo para os alunos.
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=r8D16C6-D5M>.  Acesso em: 03 de jun. 2016.

1_BIO_LIC_NA_Rosângela_Silva (CÓRTEX X SISTEMA LÍMBICO)

O córtex é composto pelos corpos de neurônios, o que lhe dá uma cor acinzentada, ele também é chamado de camada cinzenta.
O córtex é a parte responsável pelo raciocínio, processamento de informações, e pensar que ele tem em média 3mm de espessura! Porém o cérebro é enrugado o que faz com que tenha uma área maior.
Podemos dizer que o córtex é nossa parte pensante!
O sistema límbico é formado pelos axônios que apresenta a bainha mielina (mielina=gordura), e envolto pelo córtex, tem uma cor esbranquiçada, a massa branca, é a maior parte do nosso cérebro.
O sistema límbico é responsável pelas emoções e pela memória, nossa memória pode ser ativada pela repetição, ou seja, estudo, ler, reler, buscar entender isso faz você aprender e não decorar. 
Qual a diferença entre aprender e decorar?                          
O que aprendemos entendemos e não esquecemos, já o que decoramos muitas vezes não entendemos e é facilmente esquecido!

APLICAÇÃO DIDÁTICA: Após uma explicação, passaria o vídeo para uma melhor compreensão do assunto, por se tratar de um material curto os alunos conseguiriam prestar atenção, e por se tratar de uma animação com um fundo de humor creio que seria bem proveitoso, despertaria interesse e por ser algo humorado seria de fácil memorização.

Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=b9VUFT5b7kE>. Acesso em: 04 de jul. 2016. Área de anexos

1_BIO_LIC_NB_Tatiane_Ribeiro (CONTROLADOR EMOCIONAL-SISTEMA LÍMBICO)

APLICAÇÃO DIDÁTICA: O material a seguir mostrará de forma resumida as estruturas e funções do sistema límbico. Sabemos que o nosso cérebro é algo complexo com inúmeras funções, assim o assunto será apresentado de maneira direta, com linguagem clara, para que possa ser compreendido facilmente pelos alunos e pelos demais que acessem o blog.
Esse assunto poderá ser usado em sala de aula durante a explicação do cérebro, apresentando algumas de suas estruturas e respectivas funções no nosso corpo, juntamente com o vídeo.
O cérebro promove diversos processos emocionais ao ser humano, e esses são possíveis graças ao sistema límbico, formado por algumas estruturas. Sendo as principais:
Hipotálamo: responsável por equilibrar a temperatura corporal, liberar hormônios estando ligado a libido, ciclo do sono e humor;
Hipocampo: desempenho no armazenamento de memória;
Tálamo: desempenho na consciência; sensação de dor e pressão nos ouvidos ao mudar de ambiente;
Amígdala: irá formar sensações relacionadas ao medo, armazena a memória emocional;
Giro Cingulado: atua no controle de visão e audição e na variação emocional;
Corpos mamilares: relacionado com o sentimento de desejo alimentar, ocasionando a salivação ao ver um alimento delicioso.
Sendo assim, podemos perceber a importância dessas estruturas e o quanto é fantástico o funcionamento delas. Para um melhor conhecimento recomenda-se assistir o vídeo abaixo e leitura do texto, já que um complementa o outro.
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=L27KOBbRnaU>. Acesso em: 05 de jul. 2016
Disponível em: <http://www.infoescola.com/anatomia-humana/sistema-limbico/> . Acesso em: 05 de jul. 2016
Referências: 

1_BIO_LIC_NA_Raylen_Ramos (DÉJÀ VU - UMA FALHA CEREBRAL)

Muitas pessoas ao longo da vida, já tiveram a sensação de vivenciar uma cena mais de uma vez, o famoso "Eu já vi isso!", esse fenômeno chama-se déjà vu, uma reação psicológica que faz o cérebro transmitir a uma pessoa que ela já esteve naquele lugar e vivenciou aquele momento! Esse fenômeno, nada mais é, que uma falha nas memórias do cérebro! Isso mesmo! O ser humano possui três memórias: a memória imediata, a memória de curto prazo, e a memória de longo prazo, e quando ocorre um déjà vu, a memória "pula" a memória imediata e é "guardada" diretamente na memória de curto prazo, o que causa a estranha sensação de familiaridade momentânea!
O vídeo a seguir explica, claramente, como e onde ocorre um déjà vu, além de trazer alguns experimentos realizados para comprovar sua existência e algumas teorias muito interessantes relacionadas a esse fenômeno! 
Por se tratar de um vídeo curto, complexo, e com um conteúdo muito bom, ele pode ser apresentado durante uma aula sobre sistema nervoso, como curiosidades do cérebro! Além de prender a atenção dos alunos, isso os deixaria fascinados com algo muito interessante que ocorre frequentemente entre as pessoas!
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=kGRwUrDfJgg>. Acesso em: 04 de jul. 2016.


E para deixar a aula ainda mais legal e curiosa, no link a seguir, se encontra uma matéria da revista 'superinteressante', sobre déjà vu, esse fenômeno foi abordado de uma forma muito dinâmica, e traz muitos relatos de pessoas que possuem um déjá vu frequentemente! É interessante levar um pouco desse conteúdo em sala, principalmente os relatos abordados na matéria, pois todos se fascinariam com as histórias contadas, e muitos se identificariam com algumas delas!
 
Disponível em: <http://super.abril.com.br/ciencia/deja-vu>. Acesso em: 04 de jul. 2016