quarta-feira, 6 de julho de 2016

(1_BIO_LIC_VB_Fernanda_Silva_Beatriz) VOCÊ SABE A IMPORTÂNCIA DA MEDULA ESPINHAL?

A medula espinhal é uma continuidade do encéfalo, atravessando o canal das vértebras. 
Dela se originam 31 pares de nervos espinhais.
A medula está circundada por membranas fibrosas que se chamam meninges e são elas: a dura-máter, pia-máter e aracnoide. A dura-máter é a mais compacta e envolve toda a medula. A aracnoide espinhal encontra-se entre a dura-máter e a pia-máter e por fim a pia-mater é a membrana mais interna e mais delicada e adere à medula. Ao redor da medula encontra-se o líquido cefalorraquidiano, a partir deste líquido, diversas doenças podem ser diagnosticadas, como meningite.

Função

A medula espinhal não é apenas um condutor de impulsos nervosos. Na medula passam informações motoras, que são recebidas pelos neurônios sensoriais. Ela manda os impulsos para o encéfalo e após conduz para os músculos e todas as partes do corpo, para realizar as tarefas.

Lesões
Quando lesionada, pode perder todas ou grande parte da sua função principal. Se cortada na transversal perto da região cervical causa a tetraplegia, paralisia dos membros superiores e inferiores. Já a paraplegia, paralisia dos membros inferiores, é um corte nas regiões lombar ou torácica. 

Médicos fazem alerta sobre lesão medular:


Aplicação didática: O professor poderá falar da importância de cuidar da medula espinhal, prevenindo acidentes, pois ela é responsável por praticamente todos os nossos movimentos, como foi mostrado através do vídeo.

Disponível em: <http://www.infoescola.com/anatomia-humana/medula-espinhal/> Acesso em 03 de jul. 2016. 
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=lhAH7XSLD64> Acesso em 03 de jul. 2016. 


2 comentários:

  1. 1_BIO_LIC_VA_LUÍS_FRNANDO_BAHNERT,VA,vespertino,de licenciatura em ciências biológicas
    Importantíssimo abordar o tema em sala de aula pois a medula é uma estrutura muito delicada, também deve ser trabalhada no sentido de prevenção em acidentes,é necessário que todos saibam os cuidados para evitar sequelas após um acidente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O blog Anatomia em Foco agradece o envio de sua contribuição.

      Excluir