Esqueleto de papel.
A ideia é falar sobre o esqueleto humano sem necessitar de um modelo de massa, como os que temos nossos laboratórios. Minha ideia inicial seria montar, junto com a turma, um esqueleto de papel tridimensional dentro de sala de aula, podendo até ser uma atividade interdisciplinar com Artes, por exemplo. Porém não achei modelos grátis e de boa qualidade pra utilizar. Resolvi utilizar uma outra abordagem e fazer um em 2D mesmo.
Eu encontrei uns modelos gratuítos na internet, que vocês podem baixar e ver como são nos links abaixo. Particularmente gostei mais do segundo, pois ele foi baseado em um esqueleto real e não é desenho. A aplicação em sala de aula seria simples: eu imprimiria esse esqueleto, dividiria a sala em grupinhos e entregaria a cada um deles um osso ou dois pra montar juntos ou pra cada grupo falar um pouquinho. Podia também cortar ao meio e deixar eles descobrirem/juntarem as partes, como se fosse um quebra cabeças e eu ia complementando com a explicação.
Seguem os links:
Esqueleto de papel(desenho):
Disponível em: <http://www.sol.eti.br/ imprimir_cartazes_faixas/ esqueleto_humano_para_ imprimir.html>. Acesso em 4 de jul. 2016.
Esqueleto de papel(fotografia):
Disponível em: <http://ravensblight.com/ HumanSkeleton.html>. Acesso em 4 de jul. 2016.
(1_BIO_LIC_VB_Isabela_deAndrade_Lemes) Achei um conteúdo muito bom, e uma excelente maneira de sair do convencional na sala de aula, acho que isso vai chamar muito mais atenção dos alunos do que simplesmente levar uma imagem ou a peça do osso, além de estimular a habilidade deles desenvolverem o próprio esqueleto. Indico para auxiliar os alunos deixar um passo a passo de como será montado e imagens de como ficara pronto.
ResponderExcluirBom dia Isabela. O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.
Excluir1_BIO_LIC_NB_Juliane_Gabriele_Martins
ResponderExcluirÓtimo conteúdo! Muitas escolas não possuem os modelos de ossos para os alunos aprenderem. Além de ser uma maneira divertida de estudar, no decorrer da montagem, se torna mais fácil a memorização das estruturas e a compreensão da matéria abordada.
Boa noite Juliane. O blog Anatomia em Foco agradece o envio de sua contribuição.
Excluir1_BIO_LIC_NB_Tatiane_Ribeiro
ResponderExcluirAdorei o material,a utilidade dele em sala será de muito proveito,para conseguirmos aprender devemos realmente entender e formas mais extrovertidas irão aumentar o interesse,considerando sempre que o professor é muito importante para orientação dos alunos. Parabéns pelo trabalho.
Boa noite Tatiane. O blog Anatomia em Foco agradece o envio de sua contribuição.
Excluir1_BIO_LIC_NB_Marcos_Luis_Betim_Procopio
ResponderExcluirMuito boa escolha, isso poderia ser usado por vários professores para melhorar o ensino sobre ossos, instigando a curiosidade dos alunos e proporcionando diversão para os alunos.
Boa noite Marcos. O blog Anatomia em Foco agradece o envio de sua contribuição.
Excluir1_BIO_LIC_VA_MARCIELE_APARECIDA_DE_OLIVEIRA
ResponderExcluirMuito interessante, uma forma de ensinar fazendo com que os próprios alunos participem.
Boa noite Marciele. O blog Anatomia em Foco agradece o envio de sua contribuição.
Excluir