Também conhecida como mal de Parkinson, é uma doença degenerativa do Sistema Nervoso Central (SNC), essa doença geralmente acomete pessoas idosas, mas pode surgir em pessoas de qualquer idade, porém é mais comum em pessoas a partir dos 40 anos.
Tudo acontece por causa da perda de neurônios do SNC, em uma região do encéfalo conhecida como substância negra. Os neurônios dessa região cessam ou diminuem a produção de dopamina, que é um neurotransmissor de mensagens entre as células nervosas. A dopamina ajuda na realização dos movimentos voluntários do corpo de forma automática, não sendo necessário pensar em cada movimento que os nossos músculos realizam, graças a dopamina.
A doença é causada pela falta dessa substância, causando alguns problemas motores e sintomas característicos, como: Tremor, rigidez, diminuição da velocidade dos movimentos, desiquilíbrio, acinesia e instabilidade postural.
A doença não tem cura, porém o tratamento com medicamentos, fisioterapias, e em alguns dos casos cirurgias, podem reduzir o prejuízo funcional do paciente, permitindo que o mesmo leve uma vida normal, independente e com qualidade, por muitos anos.
O Vídeo a seguir mostra como essa doença atua no cérebro.
Aplicação didática: Este vídeo pode ser usado como auxílio em uma aula sobre o Sistema Nervoso Central, apontando as doenças neurológicas.
1_BIO_LIC_NB_Lucas_Teixeira
ResponderExcluirTodos conhecemos a doença do mal de Parkinson, mas são poucos que sabem sobre sua origem e a causa de acontecer os tremores, que é o que mais evidenciamos. É muito interessante trazer de uma forma explicativa por qual razão a doença se inicia e sendo curioso e triste por não haver cura, mas melhorando os diagnósticos com tratamentos para a redução dos sintomas.
O blog Anatomia me Foco agradece o envio de sua contribuição.
Excluir