A meningite é uma doença que consiste na inflamação das meninges – membranas que envolvem o encéfalo e a medula espinal. Ela pode ser causada, principalmente, por vírus ou bactérias. O quadro das meningites virais é mais leve e seus sintomas se assemelham aos da gripee resfriados.
Entretanto, a bacteriana é altamente contagiosa e geralmente grave, sendo a doença meningocócica a mais séria cujas sequelas podem ser variadas: desde dificuldades no aprendizado até paralisia cerebral, passando por problemas como surdez, e podendo levar a óbito.
A doença chega a matar em cerca de 10% dos casos, e atinge grau avançado em 50% quando a infecção alcança a corrente sanguínea, e é este um dos motivos da importância do tratamento médico. Para a confirmação diagnóstica das meningites, retira-se um líquido da espinha (numa parte denominada cauda equina, onde já não se encontra a medula espinal), denominado líquido cefalorraquidiano, para identificar se há ou não algum patógeno e, se sim, identificá-lo.
E lembre-se: nunca use remédios sem prescrição médica.
APLICAÇÃO DIDÁTICA: É essencial que falemos sobre os patógenos que afetam nosso sistema nervoso, a meningite é um deles. Após uma aula de sistema nervoso central, estas imagens e este breve texto seriam essenciais para melhor ilustrar a explicação do professor, e acrescentar informações aos alunos sobre esta doença de alto risco, e muito comum no Brasil.
Disponível em: < https://www.google.com.br/ search?q=meninges&biw=1280& bih=675&source=lnms&tbm=isch& sa=X&sqi=2&ved=0ahUKEwj7-NGZr- LNAhVBH5AKHUiXAMoQ_AUIBigB#
Disponível em: < http://brasilescola.uol.com. br/doencas/meningite.htm >. Acesso em: 07 de jul. 2016.
1_BIO_LIC_VB_LORENA_SCHLUTER
ResponderExcluirum material muito bom para ser utilizado em sala de aula, principalmente o alerta que fica para os alunos da doença. Por ser uma doença que quando descoberta muito tarde pode levar até a óbito. Nos dias de hoje professores não são apenas funcionários com o propósito de ensinar tal conteúdo, tem que passar alertas de todos os futuros problemas que possam ocorrer, a meningite sendo uma delas.
Muito bem relacionado, nos professores devemos deixar os alunos informados e compreendendo como funciona o metabolismo do corpo e que ele pode sofrer alterações,Blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.
ResponderExcluir