domingo, 3 de julho de 2016

(1_BIO_LIC_VA_Fernanda_Verônica_Fleck.)O MAL DE ALZHEIMER.

O Alzheimer é uma doença neuro-degenerativa que provoca o declínio das funções intelectuais, infelizmente, até os dias atuais, é uma enfermidade incurável que se agrava ao longo do tempo, mas pode e deve ser tratada.
A doença se apresenta como demência, ou perda de funções cognitivas (memória, orientação, atenção e linguagem), causada pela morte de células cerebrais. Quando diagnosticada no início, é possível retardar o seu avanço e ter mais controle sobre os sintomas, garantindo melhor qualidade de vida ao paciente e à família.
Não se sabe por que a Doença de Alzheimer ocorre, mas são conhecidas algumas lesões cerebrais características dessa doença. As duas principais alterações que se apresentam são as placas senis decorrentes do depósito de proteína beta-amiloide, anormalmente produzida, e os emaranhados neurofibrilares, frutos da hiperfosforilação da proteína tau. Outra alteração observada é a redução do número das células nervosas (neurônios) e das ligações entre elas (sinapses), com redução progressiva do volume cerebral.
As perdas neuronais não acontecem de maneira homogênea. As áreas comumente mais atingidas são as de células nervosas (neurônios) responsáveis pela memória e pelas funções executivas que envolvem planejamento e execução de funções complexas. Outras áreas tendem a ser atingidas, posteriormente, ampliando as perdas. Em sala de aula, este material pode ser utilizado em uma aula de sistema nervoso central, dando ênfase ao encéfalo, o que traria mais informações ao aluno, despertando ainda mais o seu interesse por esse assunto fantástico!
Confira esse vídeo que nos mostra as fases da doença de Alzheimer:

Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=TJEl56FQX2M>. Acesso em: 01 de Jul. 2016.
Referência:
Disponível em: <http://abraz.org.br/sobre-alzheimer/o-que-e-alzheimer>. Acesso em: 01 de Jul. 2016.
Disponível em: < http://www.minhavida.com.br/saude/temas/alzheimer>. Acesso em: 01 de Jul. 2016.

4 comentários:

  1. (1_BIO_LIC_NA_Fernanda_Wiegand_Mayer) Achei super interessante abordar um tema sobre o alzheimer, até pelo fato de ser uma doença cada vez mais comum nos dias atuais, é importante ter conhecimento dela para poder tratá-la da melhor maneira possível, mesmo que não tenha cura.Ela pode acometer pessoas próximas, a até mesmo familiares, o que aumenta o interesse dos alunos. O vídeo também mostra de forma simples e rápida como a doença pode acometer uma pessoa, e o mais interessante é que o vídeo mostra quais regiões do cérebro são responsáveis por tal função, isso ajuda a aprender as divisões do cérebro e quais funções cada parte possui.Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito lembrado e apresentado o conteudo , Blog Anatomia em foco agradece a sua contribuição

      Excluir
  2. 1_BIO_LIC_NA_JÉSSICA_MARIA
    Olá realmente esse vídeo é muito interessante e explicativo, então gostaria de compartilhar um site muito interessante que fala muito claramente e de uma forma básica sobre o cérebro e a doença em questão. Acredito que possa acrescentar no conteúdo. Vale a pena acessar o conteúdo que esta presente no site.
    Disponível em :< http://www.alz.org/brain_portuguese/10.asp >. Acesso em 06 de jul. 2016.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo material , e muito bem a sua abordagem , Blog Anatomia em foco agradece sua contribuição

      Excluir