Sinapses são processos que ocorrem no nosso corpo todo dia, toda hora e a todo o momento, e através deles podemos: pensar, sentir, se emocionar, se movimentar, aprender, memorizar e realizar diversas atividades, sendo assim as sinapses são de extrema importância para o nosso organismo. Esses processos se resumem em uma constante troca de informação entre as células do sistema nervoso, denominadas neurônios, podendo também ocorrer entre estas e alguma célula e/ou órgão receptor.O neurônio é composto por dendritos, um corpo celular e um axônio. O impulso nervoso passa pelo neurônio inteiro, quando chega ao final do axônio, este impulso(informação) passa para outro neurônio, e esta passagem de informação, que é conhecida como sinapse, pode ser elétrica ou química.A sinapse elétrica se dá por passagem de corrente elétrica e a química se dá pela passagem de neurotransmissores da célula pré- sináptica para a célula pós- sináptica. Para aplicar didaticamente este conteúdo em uma aula, pode-se utilizar o vídeo que segue como auxílio na hora da explicação, bem como utiliza-lo como revisão para a prova ou revisão do que foi visto na aula anterior.
Disponível em:< https://www.youtube.com/watch? v=xa8bJkJ5KIU >. Acesso em 06 de jul de 2016.
1_BIO_LIC_VB_BEATRIZ_DE_LIMA_MOREIRA
ResponderExcluirMuito interessante, além de ser de fácil compreensão, pois especifica bem como acontece as sinapses.
Muito obrigado pela sua contribuição, Blog anatomia em foco agradece.
Excluir1_BIO_LIC_VA_EMERSON_LUIS_MAUDA. Um assunto bem interessante. Acredito que seja uma área interessante para trabalhar com os alunos, com vários recursos e este vídeo explica bem.
ResponderExcluir1_BIO_LIC_VA_EMERSON_LUIS_MAUDA. Um assunto bem interessante. Acredito que seja uma área interessante para trabalhar com os alunos, com vários recursos e este vídeo explica bem.
ResponderExcluirBlog Anatomia em foco agradece sua contribuição.
Excluir1_BIO_LIC_VA_Victoria_Biedermann
ResponderExcluirO material apresentado é bastante informativo e completo, muito bom para ser aplicado na sala de aula. O vídeo é bastante didático também, de fácil compreensão para o aluno, ajudando-o a entender melhor o assunto e trazendo informações mais corretas, mudando alguns conceitos que aprendemos erroneamente, como por exemplo o fato de pensarmos que a sinapse é quando os neurônios se encontram, sendo que eles não se encontram.
Isso mesmo , temos que utilizar formas diferentes de dar aula,Blog anatomia em foco agradece sua contribuição.
Excluir