A cintura escapular que une o esqueleto apendicular- membros superiores ao esqueleto axial e o ombro, é composta pelos ossos da clavícula, escápula e úmero.
Uma articulação é a região de junção ou união entre dois ou mais ossos. Todos os ossos do corpo estão conectados ou formam uma articulação com pelo menos um ou outro osso, com exceção do osso hioide.
Existem no corpo humano diversas articulações, desde articulações fibrosas (imóveis), cartilagíneas (levemente móveis) e sinoviais (livremente móveis).
No ombro e na cintura escapular são encontradas várias articulações, como:
GLENOUMERAL do tipo sinovial esferoide, que realiza movimentos mais livres do corpo humano, permitindo adução e abdução, flexão e extensão, rotação e circundação. A razão para a frouxidão e excessiva amplitude dos movimentos permitida pela articulação é a constituição estrutural, uma cápsula articular frouxa e suporte ligamentar limitado;
ACROMIOCLAVICULAR do tipo sinovial deslizante pequena que não está presente em todos os indivíduos. (plana, apenas um eixo de movimento realizando o deslizamento);
ESTERNOCLAVICULAR do tipo esferoidal modificada, permitindo movimentos livres nos planos frontal e transverso e ainda alguns graus de rotação para frente e para trás no plano sagital (movimento de deslizamento);
ESCÁPULOTORÁCICA essa não é uma articulação típica, osso com osso, e é chamada de articulação fisiológica (falsa articulação);
CORACOCLAVICULAR é uma sindesmose formada pelo processo coracoide da escápula e a superfície inferior da clavícula, sendo unidos pelo ligamento coracoclavicular (realiza pequenos movimentos).
Ainda as articulações possuem as bolsas sinoviais, meniscos e discos.
Bolsas sinoviais são estruturas que secretam o líquido sinovial, este que tem a função de reduzir o atrito entre as estruturas que circundam a articulação. São encontradas entre músculos, entre tendões e músculos, entre tendões e ossos, portando em todo lugar onde são prováveis o desgaste.
Meniscos e discos são elementos fibrocartilagíneos, intra-articulares que geram uma melhor congruência articular, adaptando as superfícies articulares entre si, proporcionando uma maior estabilidade estática e também para a absorção de impactos.
As articulações recebem auxílio também de estruturas ligamentares. Os ligamentos são fibras reforçadoras que se situam nas paredes das cápsulas articulares. As funções básicas destes são unir as peças ósseas, através de uma fixação a estas, a limitação de amplitude de movimento e a função de impedir movimentos em planos indesejáveis.
E por fim, os músculos que vão dar suporte para todas estas articulações.
APLICAÇÃO DIDÁTICA: este material vai auxiliar uma aula sobre articulações, especificamente dos ombros e cintura escapular.
Disponível em: <http://www. bibliotecadigital.unicamp.br> [PDF] A Articulação do ombro: Breve> Acesso em: 06 de jul. 2016.
Disponível em: <http://www.webensino. unicamp.br>[PDE] Articulações Unicamp aula 16_04_07> Acesso em: 05 de jul. 2016.
Disponível em: <http://you tube.video aula 118 - Anatomia Humana Articulação do Ombro, Cintura Escapular e Síndrome do Impacto> Acesso em:06 de jul. 2016.
1_bio_lic_vb_lorena_schluter
ResponderExcluirMaterial resumido e bem completo, muito bom para ser aplicado após uma aula completa. Na correria do dia a dia os alunos tendo o resumo em mãos fica muito mais fácil de estudar, memorizando e vendo que é um assunto complexo mas de fácil entendimento.
O blog Anatomia em Foco agradece o envio de sua contribuição.
Excluir1_BIO_LIC_VA_VICTÓRIA_MACHADO.
ResponderExcluirQue material interessante! Achei bem resumido, e bem feito. É um conteúdo robusto, as vezes lembrar-se de informações assim é difícil, porém nesta explicação seria muito eficiente!
Porém senti falta de imagens mais detalhadas para melhor ilustração!
Obrigada pela sugestão de imagens mais detalhadas Victória! O blog Anatomia em Foco agradece o envio de sua contribuição.
Excluir