quarta-feira, 6 de julho de 2016

(1_BIO_LIC_NB_Juliane_Gabriele_Martins) ESCLEROSE MÚLTIPLA: COMO ATUA NO CÉREBRO?

APLICAÇÃO DIDÁTICA: Esse tema pode ser abordado em aula após uma explicação sobre sistema nervoso e o funcionamento do cérebro. Um vídeo e uma imagem facilitariam o entendimento do conteúdo após uma aula explicativa.  

O que é esclerose múltipla?
É uma doença autoimune que atua no cérebro e na medula espinal (sistema nervoso central). Atua no sistema imunológico, confundindo as células saudáveis com invasores e atacando-as. O sistema imune prejudica a bainha de mielina que protege os nervos. Com a bainha de mielina atacada, a mesma possui dificuldade de comunicar o cérebro com a medula espinal e diversas partes do corpo, então, ocorre a deterioração dos próprios nervos.
Com o passar do tempo, o cérebro vai ficando com mais lesões, devido a mielina estar se degenerando, podendo levar até a perda de massa cerebral. São vários os sintomas da esclerose múltipla (EM), em casos mais avançados a pessoa pode até ter incapacidade de andar e falar.
A doença não tem cura, mas existem tratamentos que ajudam a reduzir os sintomas e o progresso da doença. Apesar de muitos estudos, a causa ainda não é totalmente conhecida, mas há indícios de que fatores genéticos contribuem para que a esclerose ocorra.  
Segue em anexo uma imagem da bainha de mielina normal e outra atacada pela esclerose múltipla, e, um vídeo que resume o funcionamento da doença, de forma rápida e esclarecedora, reforçando o que já havia sido ministrado.
Esclerose múltipla causa danos a mielina, podendo ser debilitante;


Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=VuBqIqG2hts> Acesso em: 05 de jul. 2016
Disponível em: <

6 comentários:

  1. 1_BIO_LIC_NA_JHON_ALEX_DZIECHCIARZ_VIDAL
    Gostei bastante do assunto abordado, porque é algo que nem todos conhecem esta doença, assim muitos podem conhecer melhor ela e poder trata-la mais rapidamente.
    Alem disto sabendo desta doença podemos entender porque a bainha de mielina é algo tão importante e que nos protege de muita coisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Jhon.O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.

      Excluir
  2. 1_BIO_Lic_NB_Marcos_Luis_Betim_Procopio
    Parabéns, achei o conteúdo bem interessante para ser trabalhado em sala de aula, pois essa doença ainda é desconhecida para a maioria da população.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Marcos.O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.

      Excluir
  3. 1_BIO_LIC_VA_MARCIELE_APARECIDA_DE_OLIVEIRA Muito bom o tema abordado por se tratar de uma doença pouco conhecida. Muito importante o conhecimento a respeito dessa doença, assim é muito mais rápido o diagnóstico, ajudando muito no tratamento. É muito importante o ensino em sala de aula.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Marciele.O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.

      Excluir