O tronco encefálico está situado entre a medula espinal e o diencéfalo, e ventralmente ao cerebelo. O tronco encefálico é constituído por corpos de neurônios, que se agrupam em fibras e núcleos nervosos, e estes se agrupam em fascículos ou tractos. Estes elementos internos do tronco encefálico estão relacionados com o relevo e depressões da sua superfície. Alguns desses núcleos recebem ou emitem fibras nervosas, que fazem parte da constituição dos nervos cranianos. Possui as seguintes funções principais: recebe informações sensitivas e controla os músculos da cabeça; transmite informações da medula espinal para o encéfalo, e do encéfalo para a medula espinal; e regula a atenção. O tronco encefálico se divide em: Medula Oblonga ou Bulbo, Ponte e Mesencéfalo.
A Medula Oblonga, é a parte caudal, está situada entre a medula espinal na altura do forame magno e a ponte. De origem do mielencéfalo embrionário, a medula oblonga é continua, ligando a região menos diferenciada, que é a medula espinal, a regiões mais especializadas do encéfalo.
A Ponte, é a região média do tronco encefálico, que fica entre o mesencéfalo e a medula oblonga, originada do metencéfalo embrionário. Sua maior característica é a grande massa ovoide na superfície ventral. Os núcleos da Ponte, transmitem informações vindas do córtex cerebral, para o cerebelo.
O Mesencéfalo, é região que se estende da ponte até o diencéfalo e o terceiro ventrículo. A parte dorsal do mesencéfalo, possui quatro pequenas elevações chamados de colículos, sendo um par superior e outro inferior, separados por dois sulcos perpendiculares. Na parte anterior aloja-se o corpo pineal, que pertence ao diencéfalo.
Aplicação didática: Este material pode ser usado por professores no ensino médio como complemento do ensino do sistema nervoso central, com enfoque no tronco encefálico, pois contem muitas informações interessantes sobre o assunto.
Disponível em <http://sistemanervosocentral.jimdo.com/tronco-encef%C3%A1lico/>. Acesso em 5 de jul. 2016.
(1_BIO_LIC_VB_Isabela_deAndrade_Lemes) Você poderia acrescentar na sua aula imagens mostrando cada parte citada para que os alunos tenham um bom entendimento do conteúdo. E o material ficou com uma qualidade excelente.
ResponderExcluirBom dia Isabela. Exatamente , quanto mais claro ficar melhor o entendimento . Imagens são muitas vezes fundamentais. O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.
Excluir(1_BIO_LIC_VB_ARIELI_BRANDELERO)
ResponderExcluirSeu material está ótimo, parabéns!
Para enriquecer sua postagem, seria interessante anexar um vídeo para ilustrar e facilitar a compreensão, tornando assim o conteúdo ainda mais interessante! Estarei anexando um vídeo bem interessante relacionado ao seu texto!
https://www.youtube.com/watch?v=SnF9dFHrlZI
Disponível em . Acesso 11 de Jul. 2016
Boa noite Arieli. Obrigada pela dica do vídeo.O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.
Excluir