segunda-feira, 4 de julho de 2016

1_BIO_LIC_NB_Isabelly_Pontes(Você sabe o motivo do seu soluço? Aprenda rapidamente!)

O nosso corpo está sujeito a inúmeros espasmos musculares, e você já deve ter se deparado algumas vezes com algum movimento suspeito nos músculos dos seus braços, pernas e até mesmo em alguns do seu rosto. Espasmos nada mais são do que a contração involuntária dos seus músculos, alternadas de possíveis relaxamentos.
Um grande exemplo de espasmo, o qual você com certeza, já deve ter sentido é o soluço. Isso mesmo, soluços são espasmos, breves e momentâneos, mas considerado uma contração involuntária.
A estrutura muscular do seu corpo, conta com a existência de um músculo chamado Diafragma. O mesmo é estriado esquelético com movimentos voluntários e possui a forma semelhante a um guarda-chuva aberto, controlado por um nervo chamado nervo Frênico que toma a frente da sua contração que devido à evolução se tornou um dos principais responsáveis pela respiração de todos os mamíferos.
E o soluço nada mais é do que a irritação desse nervo, causada por alguns estímulos, gerando uma contração involuntária. Segue abaixo um vídeo explicativo.
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=4MQS2BLB_j0>. Acesso em: 02 de jul. 2016.
O mesmo ajuda a reforçar de maneira ilustrativa e dinâmica o funcionamento e as causas principais desse espasmo tão comum no dia-a-dia, o tema pode ser trabalhado logo após o a introdução a musculatura do corpo humano, ajudando a manter o interesse nas aulas e a fixar o conteúdo trabalhado.
Existe também a possibilidade de ser mostrado aos alunos alguma curiosidade, já que é um assunto que gera muita dúvida quando comentado que é causado por movimentos de um músculo. Segue abaixo um vídeo com uma notícia sobre o tema abordado.

Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=8-Y1X6ulErk>. Acesso em: 02 de jul. 2016.

2 comentários:

  1. 1_BIO_LIC_VB_Fernanda_Silva_Beatriz
    Material muito bom, pois os alunos sabem dessa musculatura mas não sabem o que ele pode causar. Desperta a curiosidade em todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Fernanda. O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.

      Excluir