quarta-feira, 29 de junho de 2016

1_BIO_LIC_NA_Kerlen_Alana (CONHEÇA ALGUMAS DOENÇAS DA NOSSA CABEÇA)

O sistema nervoso é o gerador de ações do nosso corpo. É ele que coordena cada movimento que realizamos, e nossos sentidos.
E se é na nossa cabeça que tem o poder para controlar o restante do nosso corpo, imaginem como ficaríamos se algo afetasse esse sistema.
  A seguir algumas doenças que podem prejudicar o Sistema Nervoso:
-Parkinson: doença degenerativa caracterizada pela tríade tremor, rigidez e lentidão que acomete cerca de 1% dos pacientes acima de 65 anos.
Disponível em: <http://drauziovarella.com.br/envelhecimento/doenca-de-parkinson/>. Acesso em: 28 de jun. 2016.
-Tremor essencial: nem todo paciente com tremor tem doença de Parkinson. Na verdade, a maior causa de tremor no mundo é o tremor essencial, uma entidade na maioria das vezes benigna e de padrão familiar. 
Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Tremor_essencial>. Acesso em: 28 de jun. 2016.
-Convulsões: são movimentos bruscos e involuntários de todo o corpo resultantes de descargas elétricas anormais no cérebro. Podem ser benignas quando relacionadas à febre, ao uso de substâncias ou na epilepsia da infância - ou malignas quando resultantes de tumores cerebrais de rápida evolução.
Disponível em: <http://drauziovarella.com.br/audios-videos/convulsao/>. Acesso em: 28 de jun. 2016.
-Alzheimer: é a doença neurodegenerativa mais comum no mundo, afetando cerca de 15% dos idosos acima dos 65 anos. O quadro típico é a desorientação temporal-espacial que não deve ser confundida com os lapsos normais do idoso. A progressão da doença é inexorável, mas variável, dependente de fatores genéticos e uso precoce de medicamentos específicos. 
Disponível em: <http://drauziovarella.com.br/envelhecimento/doenca-de-alzheimer/>. Acesso em: 28 de jun. 2016.
-Derrame cerebral (AVC): causa mais comum de morte e incapacidade, resulta da oclusão aguda de vasos cerebrais, geralmente nos idosos, hipertensos, diabéticos, fumantes e com colesterol alto. O reconhecimento dos sintomas é fundamental para a minimização de sequelas, já que o tratamento de desobstrução do coágulo deve ser feito nas primeiras 4.5 horas. 
Disponível em: <http://drauziovarella.com.br/audios-videos/avc-derrame/>. Acesso em: 28 de jun. 2016.
-Dores de cabeça: existem dezenas de causas, mas as duas mais comum são a enxaqueca e a cefaleia tensional, ambas de caráter benigno. Às vezes podem coincidir. As náuseas é a marca registrada da enxaqueca enquanto a dor em faixa sobre a testa é tipicamente tensional. Atividade física regular é a principal arma contra qualquer tipo de dor. 
Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Cefaleia>. Acesso em: 28 de jun. 2016.
-Meningite: é a infecção das camadas mais externas do cérebro que provoca dor de cabeça lancinante, febre e rigidez de nuca. Quando há alteração de consciência ou convulsões muda de nome: meningoencefalite. Os germes causadores dependem da idade e do estado imunológico. É uma emergência médica. 
Disponível em: <http://drauziovarella.com.br/letras/m/meningite/>. Acesso em: 28 de jun. 2016.
-Esclerose Múltipla: é uma doença autoimune que afeta a substância branca do cérebro podendo gerar uma série de sintomas, alguns muito parecidos com um derrame. Afeta pacientes jovens e hoje conta com uma ampla gama de opções terapêuticas bastante eficazes.
Disponível em: <http://www.projetodiretrizes.org.br/projeto_diretrizes/047.pdf>. Acesso em: 28 de jun. 2016.
-Doenças da medula espinhal: ou mielopatias. Podem ser agudas ou crônicas. São afecções neurológicas caracterizadas por lesões da medula espinal em conseqüência de processos infecciosos, doenças autoimunes, doenças sistêmicas com repercussão neurológica ou entidades idiopáticas isoladas. Os principais sintomas são paralisia das pernas, perda de sensibilidade e do controle esfincteriano. Na maioria das vezes o prognóstico é bom.
Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Mielopatia>. Acesso em: 28 de jun. 2016.
-Doenças do neurônio motor (“mielopatias” puramente motoras): As doenças do neurônio motor são um grupo de enfermidades neurobiológicas que afetam seletivamente neurônios motores da porção anterior da medula ou do tronco cerebral, as células que controlam a atividade muscular voluntária, incluindo a fala, o caminhar, a respiração, a deglutição e o movimento geral do corpo. A principal representante deste grupo é a esclerose lateral amiotrófica, de prognóstico variável, geralmente reservado.
Disponível em: <http://drauziovarella.com.br/letras/e/esclerose-lateral-amiotrofica-ela/>. Acesso em: 28 de jun. 2016.
-Doenças dos nervos e das raízes: ou polineuropatia. É um distúrbio neurológico que ocorre quando simultaneamente muitos nervos periféricos por todo o corpo começam a não funcionar corretamente. Pode ser aguda (síndrome de Guillain-Barré) e aparecer sem nenhum aviso, ou pode ser crônica (diabetes, deficiência de vitamina B12 etc) e se desenvolver gradualmente ao longo do tempo. Muitas polineuropatias possuem envolvimento motor e sensorial, e outras possuem disfunção autonômica. Outras situações comuns são as compressões focais de nervo, onde a síndrome do túnel do carpo (nervo mediano no punho) é a de longe a mais frequente na prática clínica.
Disponível e: <http://www.infoescola.com/doencas/polineuropatia/>. Acesso em: 28 de jun. 2016.

6 comentários:

  1. (1_BIO_LIC_VB_LORENA_SCHLUTER)
    Este material é muito bom para ser utilizado em sala de aula como uma conversação, muitas vezes nossos alunos veem a matéria de sala de aula com pouca aplicação na sua vida pessoal. Abordando as doenças do sistema nervoso o aluno pode associar a casos que ocorrem na sua família trazendo o assunto ao seu cotidiano.

    ResponderExcluir
  2. (1_BIO_LIC_VB_ARIELI_BRANDELERO)
    Seu texto está ótimo. Parabéns!
    Seguindo o mesmo conteúdo, podemos comentar também em relação às praticantes de esportes que frequentemente podem levar pancadas na cabeça, como MMA, Futebol americano, etc... Devido às constantes batidas, estes podem apresentar alguns quadros de problemas mentais. Leia mais em: http://drpauloportodemelo.com.br/esportes-que-geram-pancadas-fortes-na-cabeca-podem-levar-a-concussao/

    ResponderExcluir
  3. (1_BIO_LIC_VA_FERNANDA_VERONICA_FLECK) Sua postagem é muito interessante... Com relação a Doença de Parkinson que é caracterizada principalmente pelos tremores e que por esse motivo pode trazer algumas dificuldades ao dia a dia do indivíduo... Confira o que a tecnologia faz a favor do ser humano: Estabilização por câmera utilizada na colher para pessoas com Parkinson:
    http://giphy.com/gifs/Z4GHrVsIAWPEk

    ResponderExcluir
  4. (1_BIO_LIC_VB_DHEBORA_GALDINO, matérias importantes relacionadas às doenças que nos afetam diretamente na cabeça. Apenas o termo medula espinhal utiliza-se medula espinal

    ResponderExcluir
  5. (1_BIO_LIC_VA_ANA_CAROLINA_DAL_COL)

    Gostei muito da síntese feita, de forma simples, para explicar doenças complexas.
    Vou deixar um link abaixo,ele fala sobre o Alzheimer, vale a pena conferir!

    Link:
    https://www.youtube.com/watch?v=TJEl56FQX2M

    ResponderExcluir
  6. 1_BIO_LIC_NA_Rosângela_Silva
    Gostei bastante, pois é bom podermos associar o que aprendemos com algo conhecido como as doenças, acho bem interessante no meio de uma explicação falar sobre algo que depois ajude os alunos à lembrarem o conteúdo, e mostrar quão complexa é a nossa cabeça e que um probleminha pode influenciar-nos para o resto das nossas vidas. Parabéns pelo conteúdo.

    ResponderExcluir