Sendo “sarados” ou não todos nós temos músculos, que são fundamentais para vivermos, no entanto a ciência ainda não conseguiu chegar a uma conclusão de qual seria o mais forte, mas para suprir a vontade de escolher qual músculo poderia reivindicar esse título foi elaborada uma pequena lista, dependendo de como sua força é útil pra nossas atividades.
Se fossemos escolher o músculo que pode exercer mais força, o campeão sem dúvidas seria o sóleo, ou músculo da “batata da perna”, conhecido popularmente como panturrilha. Se não fosse por esse músculo, nós, não teríamos a capacidade de andar, correr ou pular, nem mesmo de ficar em pé seria possível. Se o sóleo não tivesse contrações contínuas, estaríamos sempre propensos a cair sobre sí mesmos.
Temos também o músculo que exerce a maior pressão. Porém pressão é diferente de força, pois leva em conta a área sobre qual a força é aplicada. O músculo que fica com o primeiro lugar no quesito “pressão”, é o masseter, ou músculo da mandíbula, sem o qual não seria possível mastigar.
Alguns especialistas classificam os músculos usados no parto como os mais poderosos. Especialmente a capacidade do miométrio, de contrair e relaxar, o que torna o nascimento possível. Mas como não são músculos que são usados frequentemente e por dependerem de fatores hormonais e bioquímicos, muitos cientistas não consideram o miométrio o músculo mais forte.
Mas se for tratar de versatilidade, a língua pode ser o músculo mais forte do nosso corpo. A combinação de força e elasticidade nos permite a capacidade de falar, comer e beijar. A língua é um dos únicos músculos que possuem capacidade de se moldar em várias formas. Sem contar sua capacidade sensorial, que nos permite sentir sabores variados.
Se formos ver pelo aspecto do “mais trabalhador” certamente o coração é candidato ao título. Os impulsos elétricos no miocárdio (a parede muscular do coração) são o que mantém o coração batendo, fato que ocorre involuntariamente o tempo todo. Ao se contrair as bombas musculares bombeiam cerca de 59 mililitros de sangue.
E por fim um dos mais esforçados, os glúteos máximo, conhecidos também como nádegas. Esse músculo é responsável por ajudar a manter o tronco ereto. O que permite uma pessoa de saltar alto e correr mais rápido é ter glúteos fortes.
Agora depois de ler toda a listagem já temos uma noção de qual pode ser o músculo mais forte do corpo humano. Agora mãos á obra, monte seu top 3.
Aplicação didática: Seria utilizado como forma de despertar a curiosidade e o interesse em uma explicação sobre os tipos de tecidos musculares.
Disponível em: <http://hypescience.com/qual- o-musculo-mais-forte-do-corpo- humano/>. Acesso em: 20 de jun. 2016.
Imagens:
Músculo sóleo: Disponível em: <http://2.bp.blogspot.com/- msVH9XrgBQ4/VXJlwtb2pXI/ AAAAAAAAAKU/zTNsd-TCqHA/s1600/ soleo.jpg>. Acesso em: 20 de jun. 2016.
Músculo masseter: Disponível em: <https://static.kenhub.com/ images/library/997/content_ content_Masseter_muscle.png>. Acesso em: 20 de jun. 2016.
Músculo miométrio: Disponível em: < http://ovario-policistico. info/images/imagens/sistema- reprodutor-feminino.jpg>. Acesso em: 20 de jun. 2016.
Músculo miocárdio: Disponível em: <http://1.bp.blogspot.com/- GxSFb6161Jw/T4Ts6w8cpsI/ AAAAAAAAABM/gfZc2Qw2Ygw/s1600/ parede+do+cora%C3%A7%C3%A3o. jpg>. Acesso em: 20 de jun. 2016.
Músculos glúteo máximo: Disponível em: <http://guiadaboaforma.com.br/ wp-content/uploads/2016/01/gl% C3%BAteos.001.jpeg>. Acesso em: 20 de jun. 2016.
1_BIO_LIC_VA_LUIS_FERNANDO_BAHNERT,VA,vespertino,de licenciatura em Ciências Biológicas.
ResponderExcluirÓtimo post aborda de maneira simples um assunto importantíssimo que engloba também o conhecimento a respeito da hipertrofia muscular,músculos sadios e bem desenvolvidos melhoram a capacidade motora e a realização das atividades do dia-a-dia. Obrigado.
O blog Anatomia em Foco agradece o envio de sua contribuição.
Excluir1_BIO_LIC_VA_EMERSON_LUÍS_MAUDA. Achei interessante este assunto e interagindo com os alunos faz com que desperte a curiosidade. Parabéns!!
ResponderExcluirO blog Anatomia em Foco agradece o envio de sua contribuição.
Excluir