segunda-feira, 20 de junho de 2016

(1_BIO_LIC_NB_Lucas_Teixeira) POSIÇÃO ANATÔMICA: FAZ TODA A DIFERENÇA CASO NÃO A SAIBA

A posição anatômica é a primeira explicação que é passada aos alunos antes de introduzir a nomenclatura do esqueleto para a aprendizagem dos mesmos. Acha fácil aprender corretamente a posição anatômica? Se sim, fique sabendo que realmente ela é muito simples e sem segredos, mas que os alunos não dão a atenção necessária para a memorização dessa importante introdução da osteologia,  pelo simples fato de estarem imensamente preocupados com os ossos que deverão ser estudados a seguir, sendo assim, acabam fazendo confusões na hora de estudar as partes ósseas por conta de não saberem a tão simples posição de estudo do esqueleto.
O vídeo a seguir, mostra rapidamente a maneira correta que temos da posição anatômica, pode ser usado durante a aula, dando início para a osteologia, sendo ideal para a introdução do assunto, ou até mesmo em casa, para aqueles que possuem dúvidas no momento em que estiverem estudando para uma prova de anatomia, por exemplo. Seria vergonhoso saber tantas partes complexas do esqueleto humano e não poder descrever corretamente a posição anatômica do corpo humano, não é mesmo?



Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=jdoOOhCFipk>. Acesso em: 20 de jun. de 2016.

8 comentários:

  1. 1_BIO_LIC_VB_MAYARA_PIMENTEL
    Sem dúvida, pois a posição anatômica nada mais é que um referencial para podermos descrever e localizar as estruturas anatômicas. Porém seria importante também ressaltar quais são os planos e eixos para o estudo do corpo humano. Porque o corpo humano na posição anatômica pode ser dividido em planos, que a partir destes é que teremos uma melhor visualização tanto para a posição quanto para as estruturas dos órgãos. São eles: Plano sagital: que divide o corpo em partes direita e esquerda, Plano frontal que divide o corpo em partes anterior e posterior, e por último o Plano transversal, que irá determinar uma parte superior e outra inferior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mayara. Exatamente, quanto mais completo o conteúdo melhor o aprendizado.O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.

      Excluir
  2. Essa foi uma abordagem interessante e de grande valia! Como foi dito na postagem, os alunos se preocupam tanto com o que vem pela frente que esquecem algo tão simples e vital para o estudo da anatomia humana, pois a posição anatômica é simplesmente a base para este estudo! E esse vídeo é muito legal de ser passado em sala, pelo fato dê abordar o conteúdo de uma forma simples e animadora! Com certeza facilitaria muito os estudos dos alunos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Raylen. O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.

      Excluir
  3. Parabéns pela escolha do tema, é um assunto que na maioria das vezes não damos a atenção necessária, e que no futuro nos influencia muito, até mesmo para relacionarmos os nomes dos ossos. O vídeo em si tem uma praticidade grande, aborda o assunto de uma forma bem facilitada para o entendimento universal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Gleyciele, o blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.

      Excluir
  4. (1_BIO_LIC_VB_Isabela_deAndrade_Lemes)
    Um excelente assunto Lucas, e de muita importância na sala de aula, além do conteúdo teórico e o vídeo, você podia mostrar em um esqueleto e fazer alguns testes práticos no fim da aula pra ver se os alunos conseguiram fixar bem sobre as posições

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Isabela. O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.

      Excluir