quarta-feira, 22 de junho de 2016

(1_BIO_LIC_VA_Victória_Machado)SAIBA SE VOCÊ TEM DESVIO DE COLUNA E COMO ISSO ACONTECE!

A coluna vertebral se divide em 5 partes, sendo elas, cervical, torácica, lombar, sacral e cóccix. Consecutivamente compostos por 7 vertebras, 12 vertebras, 5 vertebras e a região sacrococcígea 9 vertebras fundidas. A coluna tem curvaturas naturais para absorção de impactos, para que os choques mecânicos não cheguem à área mais importante de nosso corpo, o cérebro.Porem, estas curvaturas podem ter anomalias posturais, e chamam-se lordose, escoliose e cifose. Cada caso afeta uma parte da coluna.
A lordose é o aumento anormal da curva lombar, levando a uma acentuação da lombar normal (hiperlordose). Os músculos abdominais fracos e um abdome protuberante são fatores de risco. Caracteristicamente, a dor nas costas em pessoas com aumento da lordose ocorre durante as atividades que envolvem a extensão da mesma parte, tal como ficar em pé por muito tempo (que tende a acentuar a anomalia).A flexão do tronco usualmente alivia a dor, de modo que a pessoa frequentemente prefere sentar ou deitar.
A escoliose é a curvatura lateral da coluna vertebral, podendo ser estrutural ou não estrutural.  A progressão da curvatura na escoliose depende, em grande parte, da idade que ela inicia e da magnitude do ângulo da mesma  durante o período de crescimento na adolescência, período este onde a progressão da curvatura ocorre numa velocidade maior.
O tratamento fisioterápico usando alongamentos e respiração são essenciais para a melhora do quadro.Sendo assim, a cifose é definida como um aumento anormal da concavidade posterior da coluna vertebral, sendo as causas mais importantes dessa deformidade, a má postura e o condicionamento físico insuficiente. Logo após uma aula de coluna vertebral, explicando-se cada parte como; cervical, torácica, lombar, sacral e cóccix. Deve-se fazer referencias de quais anomalias na coluna seria possível em um indivíduo. Explicar o porquê isto acontece.
Lembrando-se sempre de ilustrar as anomalias com imagens, ensinar-lhes medidas e formas de prevenções.



  


Disponível em: <http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Corpo/sistemaesqueletico5.php>. Acesso em: 20 de jun. 2016




2 comentários:

  1. 1_BIO_LIC_NA_JHON_ALEX_DZIECHCIARZ_VIDAL
    Este é um ótimo assunto a ser abordado, porque existem várias pessoas com esses problemas ou até mesmo que sentem uma dor forte nas costas e nem imagina que pode ser um desses problemas, vale ressaltar que esses desvios na coluna acontece durante praticas de atividades rotineiras como, dormir de mal jeito, não sentar corretamente, dirigir de forma que o banco não esteja na postura correta para o corpo e até mesmo carregar mochila de maneira incorreta, estes tipos de desvios também faz com que implique no uso incorreto das articulações como, ombros, braços, quadris, pés entre outros, isto ocorre porque o corpo busca por equilíbrio e tenta compensar de alguma maneira esse desequilíbrio que os desvios causam, podendo ocasionar enrijecimento ou encurtamento dos músculos.
    O texto explicando os desvios ficou ótimo, bem explicado as imagens deu para ter uma boa percepção do que acontece na coluna, mas acho que também poderia ter um curto vídeo mostrando de forma mais dinâmica. pois nem todos aprendem da mesma maneira, então o vídeo e a imagem iria fazer com que os alunos entendessem melhor o assunto.
    segue o link com um vídeo de aproximadamente 5 minutos, onde explica que forma mais sucinta este assunto.

    https://www.youtube.com/watch?v=is6U_mLfBrE

    ResponderExcluir
  2. Muito bem lembrado e abordado parabens pela explicação e metodos a ser usados , o video tambem e de uma excelente contribuição,Blog anatomia em foco agrade

    ResponderExcluir