O Ligamento Cruzado Anterior (LCA) é um tecido fibroso que liga a tíbia ao fêmur, é um dos principais ligamentos do joelho, e com certeza o mais famoso devido ao número de lesões em praticantes de futebol e outras atividades física.As lesões do LCA ocorrem normalmente após entorses do joelho durante a prática de atividade fisica. Durante este movimento, o fêmur e a tíbia "rodam" em direções opostas, torcendo as fibras do LCA, causando a ruptura de sua continuidade, e consequente perda funcional.Devido a elasticidade do LCA, após romper, suas fibras "encolhem", e a sutura é invíavel. Sendo assim, deve ser colocado um enxerto no seu lugar cumprindo a função primária do LCA. Este material pode ser utilizado em uma aula de Artrologia, dando ênfase aos ligamentos da articulação do joelho, em especial o LCA.Uma das maneiras de reconstruir o LCA é por meio de um enxerto que é implantado no joelho através de dois túneis ósseos, um no fêmur e outro na tíbia, sendo a maior parte da cirurgia feita via artroscopia. A fixação é feita conforme a técnica utilizada e o tipo de enxerto escolhido pelo cirurgião.
Confira este vídeo, que nos mostra a cirurgia de reconstrução do Ligamento Cruzado Anterior.
Referência
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=FzXXGcZRMS0&spfreload=5> . Acesso em: 22 de jun. 2016.
Disponível em: <http://www.joelho.pro/seu- joelho.php?id=9>. Acesso em: 22 de jun. 2016.
1_BIO_LIC_VA_EMERSON_LUIS_MAUDA. Achei interessante este assunto, pois vemos notícias diárias de atletas que rompem os ligamentos. Em sala de aula acredito que este material ajudaria os alunos na compreensão de quanta força e pressão nossos joelhos sofrem e poderia ser aplicado em uma aula das articulações e tecidos!! Parabéns.
ResponderExcluir1_BIO_LIC_VA_Natalie_Gomes_Stalchmidt. Vídeos como este facilitam muito o entendimento, além do mais, por ser um assunto complicado de estudar utilizando apenas imagens. Ótimo para finalizar uma explicação em sala de aula!
ResponderExcluirMuito obrigado pela contribuição , blog anatomia em foco agradece
ResponderExcluirMuito obrigado pela contribuição , blog anatomia em foco agradece
ResponderExcluir