Você já notou que muitas mulheres têm as veias das pernas bem aparentes? Como se estivessem se projetando para fora da pele? Pois bem, esse é um problema bem comum e você vai saber mais sobre isso agora.
Então o que é varize? Nada mais do que veias dilatadas, tortuosas e também insuficientes. Qualquer veia pode sofrer deformidades, mas nas pernas e pés o aparecimento desse tipo é mais comum devido à pressão exercida sobre estes membros ao longo do tempo.
Esse problema tem como causa comum a predisposição familiar tendo fatores de risco para seu surgimento, como por exemplo, gravidez, idade avançada, obesidade, ser do sexo feminino, forçar muito as pernas.
Infelizmente para muitos afetados o problema não é somente estético, as pessoas têm dores, inchaço, coceiras e acúmulo de líquido. Para tratar esse problema é necessário consultar um angiologista ou cirurgião vascular que vão acompanhar o paciente e buscar uma alternativa para resolver o problema.
Cirurgia não é a única solução, se as varizes forem diagnosticadas no início, outros tratamentos mais leves podem ter um ótimo efeito, como exercícios, emagrecimento, elevação das pernas, evitar o esforço desses membros, uso de meias de compressão, de acordo com cada caso.
Este problema pode ser abordado numa aula sobre sistema circulatório, onde após compreender como seria uma veia em seu funcionamento normal os alunos seriam aptos a discernir as dificuldades no funcionamento do sistema circulatório dos afetados pelas varizes.
Este vídeo apesar de ter catorze minutos de duração, demonstra com clareza o tratamento realizado e tem esquemas representativos do que acontece com a veia afetada.
Disponível em <https://www.youtube.com/ watch?v=WchHLG42f9k>. Acesso em: 07 de set. 2016.
Uma matéria completa sobre o assunto disponível em: <http://www.minhavida.com.br/ saude/temas/varize>. Acesso em: 07 de set. 2016.
BIO_LIC_NB_Gleyciele_Oliveira.
ResponderExcluirPrimeiramente parabéns pelo tema escolhido é muito interessante. Acredito que para percebermos a verdadeira realidade desta doença poderia ser anexado mais fotos reais,pois é chocante e causa um grande impacto. Assim como forma de alertar para as pessoas ficarem mais atentas com seu próprio corpo.
Colocar imagens reais dependendo da faixa etária do aluno pode ser bom para que o aluno entenda o efeito da má circulação, e como dito anteriormente gerar consciência nos mesmo sobre o tema. O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.
Excluir1_BIO_LIC_NB_Marcos_Luis_Betim_Procopio
ResponderExcluirParabéns pela abordagem do tema, ficou muito bom, pois esclarece muitas coisas sobre essa doença, que sempre é vista apenas como um problema estético, mas que na verdade não é, e sim um problema de saúde que pode ter agravamentos.
O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.
Excluir