segunda-feira, 19 de setembro de 2016

(1_BIO_LIC_NB_Tatiane_Ribeiro) "HIC HIC"... POR QUÊ SOLUÇAMOS?

APLICAÇÃO DIDÁTICA: O material apresentado pode ser utilizado durante uma aula de sistema respiratório, visto que por se tratar de algo que já aconteceu/acontece com as pessoas, o esclarecimento desse acontecimento desperta o interesse. A articulação com o sistema nervoso poderá ser claramente percebida, proporcionando ao aluno uma visão ampla, de que o organismo funciona com um sistema dependendo do outro, funcionando como uma perfeita máquina. O auxilo de imagens para explicações ajuda muito, já que temos uma memória fotográfica e assim a localização de cada estrutura poderá ser indicada.

É muito comum, quando menos espera-se começar soluçar, mas por quê isso ocorre?
O soluço se dá a partir de contrações involuntárias do diafragma, músculo abaixo dos pulmões que auxilia na respiração, quando inspiramos o diafragma se contrai, fazendo com que a pressão interna do nosso corpo diminua, resultando em uma facilidade de entrada do ar nos pulmões.
Para que a respiração ocorra também contamos com a atuação do nervo frênico (figura 1,em amarelo), que traz o sinal respiratório até o diafragma, controlando assim a respiração. Segundo a revista Superinteressante, quando é ingerido uma quantidade excessiva de alimentos ou outras substâncias, isso pode levar à uma irritação no aparelho digestório,provocando um inchaço. Devido a existência de nervos sensitivos no aparelho digestório, o cérebro recebe a informação do excesso de comida, mandando um reflexo ao diafragma através do nervo frênico, resultando em sua contração involuntária e consequentemente inspiração repentina. 
Figura 1:
 


Observe a figura 2:

Nessa imagem vemos indicada a glote e as cordas vocais, a contração involuntária do diagrama e inspiração ocasiona o fechamento da glote, cortando a passagem de ar da boca para os pulmões, isso acaba por fazer as cordas vocais vibrarem, resultando em um som, aquele que ouve-se tipicamente: "hic hic". 
Ou seja, o soluço nada mais é do que uma contração involuntária do diafragma acompanhado de um fechamento repentino da glote,o que faz as cordas vocais movimentarem-se resultando em um som.

Referências:
Disponível em: <http://mundoestranho.abril.com.br/saude/por-que-solucamos/>. Acesso em: 17 de set. 2016
Disponível em: <http://super.abril.com.br/ciencia/soluco>. Acesso em: 17 de set. 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário