quarta-feira, 14 de setembro de 2016

(1_BIO_LIC_NB_Marcos_Luis_Betim_Procopio) O TIMO, ÓRGÃO LINFÓIDE IMPORTANTE PARA AS CRIANÇAS

O Timo é um órgão linfóide, localizado em uma região superior e anterior ao coração e posterior em relação ao osso Esterno. Tem formato piramidal, sendo composto por dois lobos fundidos. Este é revestido externamente por um tecido conjuntivo denso, possuindo duas regiões chamadas de zona cortical (córtex) e zona medular (medula). Esse órgão se desenvolve até 15 anos aproximadamente, onde chega a pesar 50 gramas, mas a partir dessa idade ele começa a atrofiar, chegando a pesar em idosos cerca de 5 gramas e parte dele passa a ser tecido adiposo, contudo o timo continua exercendo suas funções protetoras, produzindo de forma complementar anticorpos, não prejudicando o sistema imune.

 Nas crianças, principalmente, o timo é responsável pela maturação de linfócitos T. Os precurssores do linfócito T vem da medula óssea para o timo, inicialmente são produzidos no córtex os timócitos, que são células T imaturas, que passam a receber estímulos, em uma seleção positiva. Posteriormente os linfócitos vão para a medula onde passam por uma seleção negativa, que é implantação de antígenos.
 A Síndrome de DiGeorge é caracterizada pela ausência do timo, o individuo possui um baixo nível de linfócitos T maduros, o que interfere nos órgãos linfóides periféricos, causando uma grave crise no sistema imunológico. Essa doença é causada pela ingestão de álcool na gestação, diabetes na fase gestacional ou alterações no par de cromossomos 22.


Aplicação Didática
  Este texto pode ser usado por professores  no ensino de sistema linfático ou imunológico, pois apresenta uma linguagem simples e de fácil entendimento, as imagens auxiliam no entendimento. Na imagem da criança com Síndrome de DiGeorge mostra características da doença.

Disponível em: <http://www.infoescola.com/sistema-imunologico/timo/>. Acesso em: 13 de set. 2016.

2 comentários:

  1. 1_BIO_LIC_NB_KEVIN SCHEMIGUEL

    Legal falar do Timo. Um órgão pouco conhecido pra quem não é da área é uma ótima curiosidade a se falar dentro de sala de aula. Gostei das imagens também.

    ResponderExcluir
  2. O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.

    ResponderExcluir