terça-feira, 13 de setembro de 2016

(1_BIO_LIC_VA_FERNANDA_FLECK) UM PEQUENO COÁGULO QUE GERA CONSEQUÊNCIAS DESASTROSAS!


Embolia pulmonar é um bloqueio de uma ou mais artérias dos pulmões, que pode cessar completamente a circulação pulmonar, além de ter relações com coágulos formados na perna! 
Segundo o site Minha Vida: “Uma embolia pulmonar é mais frequentemente causada pela presença um coágulo de sangue em uma artéria, que bloqueia a passagem de sangue. Esse coágulo é geralmente proveniente de veias perna (principalmente da região da coxa) ou da pélvis (área dos quadris). Esse tipo de coágulo é chamado também de trombose venosa profunda (TVP). O TVP se solta e se desloca para os pulmões”.

Os primeiros sintomas de embolia pulmonar podem ser náuseas, desmaio, entre outros. É preciso atendimento médico urgente para tentar salvar a vida do paciente visto que a  seriedade do quadro está correlacionada com o tamanho do coágulo. Os maiores podem cessar completamente a circulação pulmonar. Essa condição pode ser mortal.

Em sala de aula, este material pode ser utilizado em uma aula de sistema respiratório, o que traria mais informações ao aluno, mostrando a importância da atividade física e de uma alimentação saudável, visto que são recomendações essenciais para a prevenção da embolia pulmonar, despertando ainda mais o seu interesse por esse assunto fantástico através deste vídeo que nos mostra como ocorre todo o processo descrito acima, de forma super didático!
Disponível em: <http://www.minhavida.com.br/saude/temas/embolia-pulmonar>. Acesso em: 29 de Ago. de 2016.
Disponível em: <http://www.tuasaude.com/embolia-pulmonar/>. Acesso em: 29 de Ago. de 2016.
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=lexsHJZ8Ifo>. Acesso em: 29 de Ago. de 2016.

3 comentários:

  1. 1_BIO_LIC_VB_FERNANDA_SILVA_BEATRIZ
    Bem interessante tratar sobre isso em sala de aula, mostrando aos alunos a importância de uma atividade física, uma boa alimentação pois mostra algumas consequências que podem ocorrer. É um tema de grande importância... muito bem escolhido!

    ResponderExcluir
  2. “O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.”

    ResponderExcluir