segunda-feira, 19 de setembro de 2016

(1_BIO_LIC_NB_Rafaelly_Sadovski) DEXTROCARDIA: O QUE É?


Dextrocardia é uma anomalia congênita rara em que o coração está virado para o lado direito do corpo. Pode ocorrer no lado direito do peito durante o desenvolvimento do feto.
Na dextrocardia, o coração é uma imagem em espelho de um coração normal, ou seja, os ventrículos, artérias e outras estruturas do coração são organizados de forma a parecer uma imagem refletida das estruturas normais do coração.
Normalmente, o pulmão esquerdo é menor que o direito a fim de acomodar melhor o coração. Em casos de dextrocardia, o pulmão direito é menor. Mesmo assim, as pessoas podem viver normalmente. Os médicos geralmente notam o caso assim que o bebê nasce, porque a pele da criança é azulada (cianótica).
Pessoas com dextrocardia devem ser colocadas em posições contrárias quando fizerem Eletrocardiograma (ECG), além de que quando estiverem fibrilando, as pás (do desfibrilador) devem ser colocadas no lado inverso.
Após uma aula sobre sistema cardiovascular, a fim de trabalhar as doenças cardíacas, essa informação pode ser repassada aos alunos como um complemento e curiosidade, até mesmo por possíveis questionamentos vindos de alunos acerca desse tema. 

Disponível em: <http://saude.hsw.uol.com.br/reversao-de-orgaos.htm> Acesso em: 17 de set. de 2016.
Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Dextrocardia>  Acesso em: 17 de set. de 2016.

4 comentários:

  1. 1_LIC_BIO_NB_Emily_Pereira
    O mais interessante é a anomalia ser apenas uma diferença entre as demais pessoas. Em um site encontrei mais informações sobre o dextrocardia que poderia complementar o assunto, como por exemplo a incidência em que ocorre, o anexo segue abaixo.
    http://www.fetalmedicinelisbon.com/dextrocardia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima dica, Emily, quanto mais informações, melhor! O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.

      Excluir
  2. 1_BIO_LIC_NB_LUCAS_TEIXEIRA
    Muito curioso esse assunto, nunca tinha visto algo do tipo, e o interessante é a anomalia não afetar o bom funcionamento do coração, apenas sendo um "detalhe" na vida do individuo. Interessante transmitir essa informação aos alunos à nível de curiosidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Transmitir estas informações também são necessárias para o bom aprendizado! O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.

      Excluir