quinta-feira, 22 de setembro de 2016

(1_BIO_LIC_NB_Luis_Henrique_de_Lima) CÃIBRAS? COMO PROCEDER?

APLICAÇÃO DIDÁTICA: O material servirá para que os futuros profissionais da área da educação física possam entender mecanismos para evitar o aparecimento de cãibras em seus alunos, bem como diminuir seus efeitos.

Após uma partida de futebol, natação, sprint em corrida, musculação, ou seja esforço físico, se não forem tomadas algumas medidas as cãibras podem surgir.

https://m.youtube.com/watch?v=YzefwnqdeM0

Cãibra: são espasmos musculares involuntários dos músculos, podem ser de diversas intensidades e em todos os músculos esqueléticos do corpo, sendo mais comum nos membros inferiores.
Os fatores que mais geram as temidas cãibras são fadiga muscular, desidratação, falta de eletrólitos, exercícios no calor extremo, exercício de alta intensidade. Para tratar esses espasmos involuntários e consequentemente diminuir a dor é necessário parar imediatamente a atividade que esta sendo realizada, levemente alongar, suavemente massagear o músculo afetado, deixar as articulações do músculo afetado em posição esticada.
Para se evitar o aparecimento de cãibras, o professor de educação física deve antes de iniciar sua atividade “aquecer” o corpo de seus alunos, fazer um leve alongamento antes e depois da atividade e também melhorar o condicionamento dos alunos na medida do possível. Medidas simples que contribuem para o não aparecimento dessa terrível dor.


Disponível em: <http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/noticia/2016/09/teve-espasmo-muscular-dor-que-tem-causa-desconhecida-pode-ser-evitada.html>. Acesso em: 19 de set. 2016

4 comentários:

  1. 1_BIO_LIC_VB_ARIELI_BRANDELERO
    Seu texto está excelente, de uma forma bem clara e de facil entendimento, parabéns! Encontrei esse vídeo que ilustra muito bem seu material: https://www.youtube.com/watch?v=1-uiBRenNRQ
    Dísponivel em : . Acesso em 28 de set. 2016

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Através de vídeos isto facilita a visualização do funcionamento do músculo, obrigada pelo anexo. O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.

      Excluir
  2. (1_BIO_LIC_VA_Fernanda_Fleck) Muito interessante o assunto abordado! Porém, além dos alongamentos, é possível evitar a cãibra através da sua alimentação, confira neste vídeo como evitar ou acabar com as cãibras : https://www.youtube.com/watch?v=ktqK8vFaAtQ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Utilizar dessas dicas também é uma ótima forma de incentivar o aluno a procurar mais sobre o tema. O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.

      Excluir