terça-feira, 20 de setembro de 2016

(1_BIO_LIC_NB_Emily_Pereira) CURIOSIDADES SOBRE O SISTEMA CIRCULATÓRIO: O CORAÇÃO PODE CONTINUAR BATENDO FORA DO CORPO SIM!

O coração é o órgão responsável por enviar sangue para todo corpo por meio da contração de suas paredes musculares, um dos fatos mais surpreendentes sobre o coração é que ele pode bater fora do corpo sem precisar estar ligado ao cérebro. Isto ocorre devido aos impulsos nervosos que controlam os batimentos cardíacos, que são autônomos e estimulam o coração a continuar batendo mesmo fora do corpo, enquanto o coração obter oxigênio ele continuará batendo, o filme “Indiana Jones e o Templo da Perdição” contém uma cena onde o coração bate fora do corpo de um homem, parece ficção mas é verídico, sendo este filme um clássico do cinema no século XX, o vídeo segue abaixo.



Há outras curiosidades sobre o sistema circulatório: como no reino animal a frequência cardíaca é proporcional ao seu tamanho, um ser humano adulto por exemplo, tem 75 batimentos por minuto, já uma baleia azul tem 5 batimentos por minuto! Além dessas curiosidades sabe-se que o sistema circulatório é estudado por milhares de anos devido à escritos de egípcios datados em 16 a.C. e que, se medissem todas as artérias, veias e capilares de um ser humano adulto eles poderiam dar a volta no planeta 2,5 vezes!
Aplicação didática: Esses fatos e curiosidades sobre o sistema circulatório poderiam ser aplicados após uma aula complementando o assunto fazendo com que os alunos se interessassem mais, tendo uma visão mais descontraída sobre o assunto.

Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=mk2E1CoGe98>. Acesso em: 18 de set. 2016.
Disponível em: <http://www.ciencia-online.net/2013/09/11-fatos-sistema-circulatorio.html>. Acesso em: 18 de set. 2016.

8 comentários:

  1. 1_BIO_LIC_NB_Juliane_Gabriele_Martins

    O vídeo é um bom complemento sobre o conteúdo. Apesar deste vídeo ser superficial, é possível ver o coração batendo fora do corpo. Além de chamar a atenção dos alunos por ser descontraído. Na sequência, poderia ser apresentado outro vídeo mostrando o que ocorre mais de perto. Segue em anexo o link de um vídeo, é curto, porém pode-se observar melhor os batimentos.

    https://www.youtube.com/watch?v=K51s-yS2iIE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pela dica de vídeo, Juliane. O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.

      Excluir
  2. 1_BIO_LIC_VA_EMERSON_LUIS_MAUDA
    Muito bom tentar despertar curiosidades aos alunos, mas desde que tenhamos as respostas sobre estas questões. Uma vez que eles irão vir com muitas perguntas. Como você mesmo disse "despertar curiosidades", fazer com que busquem respostas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, a preparação do professor é indispensável, mas de qualquer forma podem surgir dúvidas que o professor pode vir a não saber, é importante ressaltar que o mesmo pode vir a sana-las depois para que o aluno perceba que o professor deu importância a sua participação. O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.

      Excluir
  3. 1_BIO_LIC_NA_GABRIEL_ELIAS_BUENO

    Gostei da explanação teórica do conteúdo, é de fácil compreensão, porém acho que o material utilizado, o vídeo no caso é muito forte para ser passado em sala de aula , poderia ser usado no E.M mas mesmo assim acho que há vídeos mas próprios para ser usado em sala de aula. Parabéns pela explicação teórica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa dica, procurar ser didático sem utilizar um vídeo forte, de qualquer forma o conteúdo é bom. O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.

      Excluir
  4. 1_BIO_LIC_VB_BEATRIZ_DE_LIMA_MOREIRA
    Ótima postagem, com referencia ao clássico do cinema, mas acredito que mostrar um vídeo de apenas um coração seria a melhor escolha, pois realmente concordando com outros comentários é forte o vídeo.
    bom... indico esse vídeo https://www.youtube.com/watch?v=K51s-yS2iIE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela indicação, Beatriz. O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.

      Excluir