terça-feira, 27 de setembro de 2016

(1_BIO_LIC_VA_MONICA_CZELUSNIAK) PRESSÃO ALTA, COMO OCORRE COMO TRATAR?

APLICAÇÃO DIDÁTICA: Após os alunos terem uma aula de sistema circulatório, este conteúdo pode ser usado como curiosidade, a fim de expandir seus conhecimentos e mostrar também o quão importante é ter uma boa alimentação e praticar exercícios físicos. E o vídeo, além de ter um ótimo conteúdo, não é cansativo, pois tem um curto prazo.

A pressão alta, também conhecida como hipertensão arterial, é diagnosticada quando a pressão está acima de 14 por 9. Infelizmente é uma doença crônica que não tem cura mas pode ser controlada com remédios, uma alimentação pobre em sal e gorduras e a prática de exercício físico, e caso não tratada, poderá trazer problemas maiores e mais graves como infarto, derrame ou comprometimento renal.

Existem vários fatores que podem causar a hipertensão, algum deles são: Idade (o envelhecimento ajuda na aparição da doença), obesidade, má alimentação e falta de exercício.
A hipertensão é uma doença silenciosa, mas quando muito alta ( crise hipertensiva), ela aparenta sintomas como enjoos, dores de cabeça, dores na nuca, tontura e sangramento pelo nariz.

Abaixo podemos ver um vídeo educativo e com animação, para explicar melhor sobre a hipertensão arterial.




Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Dg6aqwR5tiA>. Acesso em: 22 de set. 2016.

8 comentários:

  1. (1_BIO_LIC_VA_THAYNARA_FERNANDES)

    Achei muito interessante seu material, pois além de uma curiosidade a mais para ser levada na sala de aula, pode acabar incentivando os alunos a cuidarem mais das suas alimentações diárias a fim de evitar doença como a hipertensão que nos dias de hoje é uma das doenças que mais afetam a população, e muitas vezes as pessoas não possuem consciência disso e quanto antes forem alarmados melhor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto maior for a inclusão do conteúdo no dia a dia dos alunos, pois quando você aplica o que aprendeu dentro de sala no seu dia a dia você percebe que realmente aprendeu e não simplesmente decorou.
      “O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.”

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. (1_BIO_LIC_NB_ANDRÉ_FELIPE_BENDIX)

    Este tipo de conteúdo que da para ser presenciado no dia dia é muito bom de ser abordado na aula, pois o aluno pode vivenciar o que aprendeu e utilizar o conteúdo na prática.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. “O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.”

      Excluir
  4. (1_BIO_LIC_NB_ANDRÉ_FELIPE_BENDIX)

    Este tipo de conteúdo que da para ser presenciado no dia dia é muito bom de ser abordado na aula, pois o aluno pode vivenciar o que aprendeu e utilizar o conteúdo na prática.

    ResponderExcluir
  5. (1_BIO_LIC_NB_ANDRÉ_FELIPE_BENDIX)

    Este tipo de conteúdo que da para ser presenciado no dia dia é muito bom de ser abordado na aula, pois o aluno pode vivenciar o que aprendeu e utilizar o conteúdo no seu dia a dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. “O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.”

      Excluir