Famoso por seu
formato romântico, o coração é constantemente utilizado como símbolo do amor.
Mas será que ele tem esse formato?
O nosso coração tem o
formato de uma pirâmide invertida, constituído por base, ápice e 3 faces
(esternocostal-anterior, diafragmática-inferior e pulmonar-localizada na parte
esquerda). Localizado na região do mediastino, é um órgão muscular oco
que impulsiona o sangue através de vasos sanguíneos para o corpo, constituído
de 3 camadas: epicárdio de revestimento externo, miocárdio camada media ou do
meio e endocárdio de revestimento interno. Este ultimo é formado por um
conjunto de válvulas (valva) que separam os átrios (direito e esquerdo) dos
ventrículos (direito e esquerdo), e os ventrículos da artéria aorta e do tronco
pulmonar.
Os átrios se
localizam na parte de cima do coração, e os ventrículos na parte de baixo,
responsáveis pela recepção e bombeamento dos diferentes tipos de sangue que vem
do nosso corpo. Entre esses átrios e ventrículos temos as chamadas cúspides presas no muculo por cordas
tendíneas, que separam o átrio
direito do ventrículo direito (tricúspide) e átrio esquerdo do ventrículo
esquerdo (bicúspide).
O coração possui
também uma pequena estrutura denominada valva
semilunar, localizada na saída do ventrículos, impedindo que o sangue que
sai das artérias volte para o coração. A
contração do coração ocorre em sístole e diástole. Ex: para que o sangue chegue
ao coração é necessário que o átrio esteja em diástole (relaxado) e consequentemente
os ventrículos vão estar em sístole (contraídos), portanto, concluímos que
quando átrio está contraído, ventrículo esta relaxado e vice versa, ocorrendo
assim o batimento.
APLICAÇÃO DIDÁTICA:
Pode ser usado para fixar as funções e estruturas gerais do coração, no final
da aula;
Sugestão: segue o
link de um vídeo, que ajuda a entender melhor os componentes do coração, assim
como sua localização;
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=MfGIOjYP-7M>. Acesso em 21 de set. 2016.
Referencias:
MILLÉO,
Julianne.;Manual Teórico prático de anatomia humana/1ª ed. Ponta Grossa – UEPG,
2014.
Disponível em: <https://www.google.com.br/search?espv=2&rlz=1C1AVNC_enBR646BR647&biw=1366&bih=662&tbm=isch&sa=1&q=cora%C3%A7%C3%A3o+humano+cuspides&oq=cora%C3%A7%C3%A3o+humano+cuspides&gs_l=img.3...160194.171987.0.172768.25.22.3.0.0.0.414.2967.2-9j1j1.11.0....0...1c.1.64.img..13.8.1416...0j0i67k1j0i8i30k1j0i24k1j0i30k1.y3TJWgNA5ro#imgrc=1A2kA8RISCD9ZM%3A>. Acesso em 21 de set. 2016.
Disponível em: <https://www.google.com.br/search?espv=2&rlz=1C1AVNC_enBR646BR647&biw=1366&bih=662&tbm=isch&sa=1&q=cora%C3%A7%C3%A3o&oq=cora%C3%A7%C3%A3o&gs_l=img.3..0i67k1l3j0l2j0i67k1j0l4.151572.154825.0.155917.29.11.1.1.1.0.446.1558.2-3j0j2.5.0....0...1c.1.64.img..22.6.1122.PFOxc5ib_7A#imgrc=kFQHzHjcMMPehM%3A>. Acesso em 21 de set. 2016.
(1_BIO_LIC_NB_ANDRÉ_FELIPE_BENDIX)
ResponderExcluirMuito bom a postagem e o conteúdo em si, mas a aplicação dele poderia ser feito no inicio da aula para haver uma fixação do conteúdo desde o inicio, e passar o vídeo no final para relembrar o que foi aprendido.
Materiais didáticos assim tão específicos não estão disponiveis em todas as escolas, então usar imagens comparativas e videos pode ajudar muito o professor durante uma aula. Cabe ao professor conciliar o material didático com o teórico.
Excluir“O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.”
(1_BIO_LIC_NB_ANDRÉ_FELIPE_BENDIX)
ResponderExcluirMuito bom a postagem e o conteúdo em si, mas a aplicação dele poderia ser feito no inicio da aula para haver uma fixação do conteúdo desde o inicio, e passar o vídeo no final para relembrar o que foi aprendido.