quinta-feira, 22 de setembro de 2016

(1_BIO_LIC_VB_BEATRIZ_DE_LIMA_MOREIRA) VOCÊ “CONHECE” SEU CORAÇÃO?

 Famoso por seu formato romântico, o coração é constantemente utilizado como símbolo do amor. Mas será que ele tem esse formato?

O nosso coração tem o formato de uma pirâmide invertida, constituído por base, ápice e 3 faces (esternocostal-anterior, diafragmática-inferior e pulmonar-localizada na parte esquerda). Localizado na região do mediastino, é um órgão muscular oco que impulsiona o sangue através de vasos sanguíneos para o corpo, constituído de 3 camadas: epicárdio de revestimento externo, miocárdio camada media ou do meio e endocárdio de revestimento interno. Este ultimo é formado por um conjunto de válvulas (valva) que separam os átrios (direito e esquerdo) dos ventrículos (direito e esquerdo), e os ventrículos da artéria aorta e do tronco pulmonar.


Os átrios se localizam na parte de cima do coração, e os ventrículos na parte de baixo, responsáveis pela recepção e bombeamento dos diferentes tipos de sangue que vem do nosso corpo. Entre esses átrios e ventrículos temos as chamadas cúspides presas no muculo por cordas tendíneas, que separam o átrio direito do ventrículo direito (tricúspide) e átrio esquerdo do ventrículo esquerdo (bicúspide).

O coração possui também uma pequena estrutura denominada valva semilunar, localizada na saída do ventrículos, impedindo que o sangue que sai das artérias volte para o coração.  A contração do coração ocorre em sístole e diástole. Ex: para que o sangue chegue ao coração é necessário que o átrio esteja em diástole (relaxado) e consequentemente os ventrículos vão estar em sístole (contraídos), portanto, concluímos que quando átrio está contraído, ventrículo esta relaxado e vice versa, ocorrendo assim o batimento.

APLICAÇÃO DIDÁTICA: Pode ser usado para fixar as funções e estruturas gerais do coração, no final da aula;
Sugestão: segue o link de um vídeo, que ajuda a entender melhor os componentes do coração, assim como sua localização;



Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=MfGIOjYP-7M>. Acesso em 21 de set. 2016.

Referencias:

MILLÉO, Julianne.;Manual Teórico prático de anatomia humana/1ª ed. Ponta Grossa – UEPG, 2014.  



3 comentários:

  1. (1_BIO_LIC_NB_ANDRÉ_FELIPE_BENDIX)

    Muito bom a postagem e o conteúdo em si, mas a aplicação dele poderia ser feito no inicio da aula para haver uma fixação do conteúdo desde o inicio, e passar o vídeo no final para relembrar o que foi aprendido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Materiais didáticos assim tão específicos não estão disponiveis em todas as escolas, então usar imagens comparativas e videos pode ajudar muito o professor durante uma aula. Cabe ao professor conciliar o material didático com o teórico.
      “O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.”

      Excluir
  2. (1_BIO_LIC_NB_ANDRÉ_FELIPE_BENDIX)

    Muito bom a postagem e o conteúdo em si, mas a aplicação dele poderia ser feito no inicio da aula para haver uma fixação do conteúdo desde o inicio, e passar o vídeo no final para relembrar o que foi aprendido.

    ResponderExcluir