Hoje em dia o número de fumantes já diminuiu consideravelmente, mas ainda existe um número grande de pessoas adeptas ao tabagismo. O tabaco além de conter a nicotina, que é a substância que causa o vício, também prejudica todo o organismo de uma pessoa, principalmente o sistema respiratório, e ao longo dos anos pode gerar várias complicações e muitas vezes levar à morte. Segundo dados do INCA o tabaco causa cerca de 200 mil mortes por ano no Brasil e este pode causar várias complicações, como:
- Impotência sexual masculina;
- Problemas na gravidez;
- Aneurismas arteriais;
- Úlcera do trato digestivo;
- Infecções respiratórias;
Relembrando que o sistema respiratório é formado por cavidades nasais, faringe, laringe,traqueia, brônquios, bronquíolos, alvéolos, pulmonares e pulmões, o cigarro compromete todo o sistema respiratório, não apenas os pulmões. Começando pelo fato que a fumaça do cigarro queima todo o revestimento do mesmo, aumentando a produção de muco e causando as "familiares" tosses que os fumantes têm. Em seguida o cigarro vai destruindo os brônquios e suas ramificações, deixando a respiração muito limitada, o que justifica o fato dos fumantes terem uma aptidão física muito inferior de uma pessoa não-fumante, e ao longo dos anos tudo vai piorando de forma que o paciente fique com alguma (ou mais de uma) complicação das que foram listadas acima.
O vídeo abaixo mostra a nítida diferença entre o pulmão de uma pessoa fumante e o de uma não-fumante. É possível ver a diferença na cor, sendo o da pessoa fumante muito mais escuro devido a fumaça inalada ao longo dos anos.
Também é possível acessar o site do INCA: http://www.inca.gov.br/ conteudo_view.asp?id=2588 que conta com mais informações a respeito do tabagismo e o site do doutor Drauzio Varella que mostra uma entrevista com outro médico a respeito do cigarro: http:// drauziovarella.com.br/ dependencia-quimica/o-cigarro- e-o-aparelho-respiratorio/
O material pode ser usado após uma aula sobre o sistema respiratório, bem como alertar para os riscos do tabagismo e as consequências do uso do mesmo.
Disponível em: <http://drauziovarella.com.br/ dependencia-quimica/o-cigarro- e-o-aparelho-respiratorio/> Acesso em: 21 de Set. 2016.
Disponível em: <http://www.inca.gov.br/ conteudo_view.asp?id=2588> Acesso em: 21 de Set. 2016.
1_BIO_LIC_NA_Kerlen_Alana
ResponderExcluirO problema do cigarro é algo muito grave e a maioria das pessoas que fumam sabem disso, mas acham que não vai acontecer com elas. É muito importante continuar alertando para que as pessoas não fumem-pois causa um grande mal-e ainda mais os jovens, que estão na fase de experimentação. Aí está o papel do professor, alertar e orientar seus alunos.
Com certeza, de forma didática pode-se alertar os alunos e assim evitar estas más consequências. O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.
Excluir1_BIO_LIC_NA_JHON_ALEX_DZIECHCIARZ_VIDAL
ResponderExcluirO tema que você escolheu foi ótimo, porque mesmo que tenha diminuído o numero de fumantes ainda temos muitos por ai, você deu uma boa explicação sobre o que acontece com o sistema respiratório de quem fuma, lembrando também que quem fuma não prejudica apenas a si mesmo, mas também prejudica pessoas próximas, pois podemos ver casos de pessoas que tem problemas respiratórios mesmo sem fumar, ista se dá devido ter próximos a ele fumar e ele acabar respirando a fumaça, os mais atingidos ainda são recém nascidos que os pais fumam perto, trazendo a eles doenças respiratórios grave, a escolha deste tema foi bom por causa que além do professor ensinar ele também alerta sobre os riscos, pois o papel do professor não é apenas ensinar, mas também alertar sobre riscos que pode ocorrer, parabéns pelo tema.
Cabe ao professor estimular o aluno a entender os malefícios causados pelo cigarro, fazendo com que o estudante leve a informação também a outras pessoas. O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.
Excluir1_Bio_Lic_NA_Dailine_do_Vale_de_Paula
ResponderExcluirÓtima escolha de tema. Penso que levando esses fatos para a sala de aula, nós professores de Biologia não estaremos apenas ensinando nossos alunos sobre os sistemas, mas também estaremos conscientizando-os sobre os riscos que estes correm não apenas experimentando e fazendo uso do cigarro , mas ficando perto da fumaça expelida por quem fuma também.
Gostei muito do tema e de como ele foi abordado, parabéns!