quarta-feira, 14 de setembro de 2016

(1_BIO_LIC_NA_Raylen_Ramos) APRENDA O SISTEMA RESPIRATÓRIO SEM DÚVIDAS!

O sistema respiratório é um tema muito legal e complexo, com várias divisões que podem gerar dúvidas aos alunos, principalmente àqueles que não interagem muito bem com o professor, e por certos motivos preferem não fazer perguntas sobre suas dúvidas. Com o fim de sanar as dúvidas , propõe-se utilizar o vídeo a seguir como auxílio em sala de aula, podendo ser usado como introdução ao assunto, ou ainda, sendo utilizado toda vez que um novo assunto sobre o tema for abordado.
Esse vídeo têm cerca de quatro minutos, é bem tranquilo, e possui uma música de fundo que transparece calma, o que pode relaxar os alunos e diminuir a pressão de uma matéria difícil. Além disso, o vídeo mostra os movimentos realizados durante a respiração, como o das costelas, dos pulmões e do  diafragma (músculo responsável pelos movimentos respiratórios), juntamente com os elementos que compõe o sistema respiratório, e ilustra brevemente como ocorrem as trocas gasosas no pulmão.
Como o vídeo mostra tudo por ilustrações, é necessário o auxilio do professor em certos assuntos mostrados no vídeo, como as trocas gasosas, pois isso evita a incompreensão por parte dos alunos.

Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=VUVUwhV48cw>. Acesso em: 09 de Set. 2016

2 comentários:

  1. 1_BIO_LIC_NB_Rafaelly_Sadovski
    Uma outra maneira de se apresentar o conteúdo é usar o que o aluno tem mais contato nos dias de hoje: o celular. Esse tema também pode ser trabalhado não só na sala de aula, mas através de jogos e aplicativos, e um desses aplicativos é o Anatomy Learning (Google Play). Ele abrange não só o sistema respiratório, mas também os demais sistemas do corpo.
    Ele possui as opções para espanhol e para inglês, mas porque não usá-lo?
    Além de aprender anatomia, tem noções básicas de um desses idiomas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A interdisciplinaridade pode ajudar o aluno a entender que os sistema do corpo dependem uns dos outros para seu bom funcionamento, a tecnologia com certeza facilita isto, Muito bom. O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.

      Excluir